Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXII - n0 11 - 12/05/2016

 

Composto extraído do aipo combate a leishmaniose cutânea

Uma substância extraída do aipo pode ser a base para o desenvolvimento de novos medicamentos contra a leishmaniose cutânea. Em laboratório, a molécula apigenina demonstrou ação contra o parasito Leishmania amazonensis – uma das espécies causadoras da doença – e conseguiu reduzir as lesões e a carga parasitária durante estudo com animais. Além de ser administrada por via oral, o que facilitaria seu uso em pacientes, a substância não apresentou efeitos tóxicos. Realizados pelo Laboratório de Bioquímica de Tripanossomatídeos do IOC, os estudos indicam que a apigenina é uma substância promissora e deve ser investigada como candidata para o desenvolvimento de novas terapias contra a enfermidade.

 

Apoio para pesquisas de alto impacto científico
Projetos do IOC sobre epidemiologia genômica, neuroimunomodulação e inflamação são contempladas em chamada destinada à consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

RAIC2016 – Edição IOC traz novidades
Este ano, além da proposta de expor e discutir os trabalhos dos bolsistas de iniciação científica e tecnológica, a comissão organizadora preparou uma atividade diferenciada para os doutorandos que atuam na categoria ‘Avaliador Jr.’ Confira a programação do evento.

Agência de fomento norte-americana oferece US$ 30 milhões a pesquisas sobre Zika
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) acaba de lançar a chamada global ‘Combatendo a Zika e Ameaças Futuras: Um Grande Desafio para o Desenvolvimento’. Os interessados têm até o dia 20/05 para submeter suas propostas.

- Provoc: inscrições abertas para orientadores

- Inscrições para o módulo ‘Experimentação Animal’ do XI Curso de Biossegurança

- SELAB participa de oficina sobre serviços de importação e exportação

Centro de Estudos

‘Iniciação científica no ensino médio: reflexões sobre a polissemia de conceitos e de práticas’ será o tema da palestra a ser ministrada pelas pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Isabela Cabral Félix de Sousa e Ana Tereza Pinto Filipecki, na sessão do Centro de Estudos desta sexta-feira, dia 13/05.

Às 10h, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva

   

Pós-graduação realiza seminário sobre colaboração científica

No dia 16 de maio (segunda-feira), o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do IOC realizará a palestra ‘Ancient, large and many: genomes, tools, infrastructure and opportunities to collaborate’, que será ministrada pelos pesquisadores Thomas Schieritz-Pontén e Bent Petersen, do Center for Biological Sequence Analysis (CBS).

A atividade acontecerá às 14h, na sala 14b do Pavilhão Hélio Peggy Pereira

expediente
  Arquivo2010