Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXII - n0 12 - 19/05/2016

 

Estudo recomenda inclusão da febre Q em diagnóstico diferencial da dengue

A ausência de dados epidemiológicos sobre a febre Q e a possibilidade de seus sintomas serem confundidos com diversas outras doenças acenderam o alerta para os pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz. Conduzido por Elba Lemos, chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses, e Maria Angélica Mares-Guia, que concluiu o doutorado em Medicina Tropical no IOC, um estudo observou a presença da bactéria Coxiella burnetii, causadora do agravo, em nove pacientes durante um surto de dengue em Itaboraí, município do Rio de Janeiro. Foi lá que o Laboratório detectou, em 2008, o primeiro caso confirmado no país. Diante deste resultado, as especialistas alertam para a necessidade do diagnóstico diferencial.

 

Posicionamento sobre fusão de ministérios
Em nota publicada no dia 17/05, a Fiocruz se manifestou contrariamente à fusão entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério de Comunicações. Clique aqui e confira a íntegra.

Inscrições prorrogadas para a 2ª edição da Exposição Artistas Plásticos de Manguinhos
O Instituto Oswaldo Cruz prorrogou as inscrições da 2ª edição da Exposição Artistas Plásticos de Manguinhos para o dia 20 de maio. O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado na próxima segunda-feira, dia 23.

Mais de duas dezenas de pesquisas contempladas
Por meio de dois editais da Faperj, serão beneficiados projetos do IOC em diversas áreas, como malária, hanseníase, leishmaniose, bactérias e diversidade genética.

- Programa Fio-Chagas convoca pesquisadores para XIII Encontro Anual

- Seminário abordará novo conceito sobre citometria de fluxo

Centro de Estudos

Intitulada ‘Da autoimunidade a doenças infecciosas: uma homenagem a Lain Carlos Pontes de Carvalho’, a sessão do Centro de Estudos de sexta-feira (20/05) contará com a presença dos pesquisadores Pablo Oliveira (CPqGM/Fiocruz) e Joseli Lannes (IOC/Fiocruz). Na ocasião, os convidados abordarão temas relativos à leishmaniose cutânea em humanos e cardiopatia chagásica crônica, respectivamente.

Às 10h, no auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva.

   

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

O defesa da dissertação ‘Estudo do efeito anti-inflamatório e antifibrótico da lidocaína na silicose experimental murina’, elaborada por Livia Lacerda Mariano e orientada pela pesquisadora Patricia Machado Rodrigues e Silva Martins, acontece na sexta-feira, dia 20/05.

Às 14h, na sala 4 do Pav. Ozório de Almeida.

expediente
  Arquivo2010