Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXIII - n0 02 - 16/03/2017

 

IOC contribui para esclarecimento de casos de febre amarela

Referência Regional junto ao Ministério da Saúde, Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz realizou os diagnósticos laboratoriais dos primeiro casos de febre amarela em humanos no estado do Rio de Janeiro. O laboratório atua regularmente desde a década de 1990 na análise de amostras de pacientes com suspeita da doença provenientes dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Também realiza análises de amostras de primatas desde 2014. Além disso, com o aumento do número de casos suspeitos, o laboratório também foi designado pelo Ministério da Saúde para processar amostras do Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Reunião do CDC recebe experiência brasileira no controle do Aedes
Única representante brasileira no encontro, a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC, Denise Valle, teve a missão de apresentar algumas das abordagens adotadas no Brasil, chamando atenção para os desafios do uso indiscriminado de inseticidas e para as iniciativas que favorecem o engajamento da população.

Propriedade intelectual em alta
Ano passado, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/PAPI/IOC) atuou em novos depósitos de patentes no INPI, feitos por laboratórios do Instituto.

Publicação do Edital de Convocação será na segunda-feira (20)
Confira a Comissão Eleitoral definida na reunião do Conselho Deliberativo (CD-IOC) do dia 22 de fevereiro de 2017. O Edital de Convocação será publicado na segunda-feira, dia 20 de março.

Reunião de apresentação do Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores
A coordenação do Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores do IOC convida a todos para participar da reunião de apresentação do curso, que será realizada no dia 23 de março (quinta-feira), às 10h, no auditório Maria Deane – Pavilhão Leônidas Deane.

Programa de Estágio de Docência – 1º semestre 2017
Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio de Docência – 1º semestre de 2017, uma iniciativa da Vice-Direção de Ensino, Informação e Comunicação do IOC com o objetivo de aperfeiçoar a formação dos estudantes no quesito docência. Os interessados em participar terão até o dia 22 de março para se inscrever

- Capes e CNPq divulgam editais para a promoção de eventos científicos e intercâmbio entre IES

- Abertura do Sistema Coleta 2017

- IOC presente na abertura do ano letivo da Fiocruz

Abertura do Ano Acadêmico do IOC

Nesta sexta-feira (17/03), o IOC dará início as suas atividades acadêmicas. Com o tema 'Febre amarela: clínica, epidemiologia e vacina', o evento contará com a participação de Marcelo Pelajo, chefe do Laboratório de Patologia do IOC; Marcos Freire, vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos/Fiocruz; e Luiz Tadeu Figueiredo, coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia da USP

Às 10h, no Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva.

   

Mestrado em Biologia Parasitária

A defesa da dissertação ‘Tripanossomatídeos em morcegos de áreas florestais com diferentes níveis de antropização na Mata Atlântica do Rio de Janeiro’, elaborada por Diana Azeredo Rangel e orientada pelo pesquisador André Luiz Rodrigues Roque, será realizada no dia 20 de março (segunda-feira)

Às 14h, no auditório Maria Deane – Pav. Leônidas Deane.

expediente
  Arquivo2010