Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXIII - n0 36 - 20/12/2017

Institucional
"Honrar o nosso passado e construir o nosso futuro com foco na integração"

Prestes a concluir sete meses de gestão, Diretoria fala sobre as atividades em andamento e destaca, entre as prioridades para o próximo ano, a realização de uma nova edição do Encontro do IOC

Com o compromisso de cumprir a missão de dirigir o Instituto Oswaldo Cruz pelo período 2017-2021, os servidores José Paulo Gagliardi Leite (diretor), Elizabeth Rangel (vice-diretora de Laboratórios de Referência e Coleções Biológicas), Jonas Perales (vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), Marcelo Alves Pinto (vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação) e Wania Santiago (vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão) assumiram há pouco mais de 200 dias. A tarefa veio em meio a um contexto orçamentário restritivo e a um cenário desafiador para a Ciência no país. "Ao longo desses meses, nosso esforço tem sido de nos fazer presentes no cotidiano do Instituto. Queremos honrar o nosso passado e construir o nosso futuro com foco na integração. O cenário geral em que assumimos a gestão tem se mostrado repleto de desafios, mas, ao mesmo tempo, pode ser visto como uma oportunidade que propicia ações inovadoras", enfatiza o diretor José Paulo Gagliardi Leite. "Nossa Diretoria tem uma postura atenta, no sentido de salvaguardar os recursos para atividades finalísticas, mas numa perspectiva de uso cada vez mais racional e compartilhado de recursos, e numa atitude ativa de negociação do orçamento da Unidade junto à Presidência da Fiocruz", pontua.

O diretor conta que tem sido mantida uma agenda de interlocução permanente. "Existe, inclusive, uma rotina semanal de encontros com a Vice-presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão", detalha. E completa: "Não estamos olhando apenas para a nossa Unidade, mas para a Fiocruz como um todo. Afinal, um IOC forte representa uma instituição forte e comprometida com a missão de produzir Ciência, Ensino e Pesquisa para a população brasileira."

Novidades em diversas frentes

Foco na participação

Continuidade para ações institucionais

Atenção à situação da CT&I no país

Rumo a 2018

expediente
  Arquivo2010