Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses

Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses

O Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve atividades de pesquisa, referência e ensino com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população brasileira por meio da vigilância epidemiológica destas zoonoses e da geração e difusão de conhecimentos na área.

Dentre as suas iniciativas, destacam-se os estudos sobre a ocorrência destes agravos em diferentes segmentos da população , a análise da circulação de hantavírus e de rickettsias em animais domésticos e  silvestres de diversas regiões do país, a investigação de aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais da febre maculosa e de outras rickettsioses lato sensu como bartoneloses, febre Q, além de outras doenças transmitidas por carrapatos, no contexto do diagnóstico diferencial.

Além disso, realiza atividades de pesquisa e ensino com artrópodes vetores hospedeiros de bioagentes das rickettsioses. O Laboratório atua, ainda, como Serviço de Referência Nacional para Rickettsioses e Regional para e Hantaviroses junto ao Ministério da Saúde.

Chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses
Elba Regina Sampaio Lemos (:: Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses
Renata Carvalho de Oliveira (:: Currículo Lattes)