Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Patologia

Laboratório de Patologia

O Laboratório de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza pesquisas sobre a patologia de diferentes doenças infecciosas e parasitárias, sobretudo esquistossomose e angiostrongilíase, e também sobre a fisiologia do Sistema Linfo-Hematopoético.

Outra importante área de atuação é o desenvolvimento de procedimentos histotecnológicos, em especial aqueles voltados para microscopia fotônica avançada (ex: microscopia confocal a laser).

Além disso, o Laboratório é responsável pela Coleção de Febre Amarela do Instituto Oswaldo Cruz – uma das maiores coleções de referência histopatológica de fígado do mundo – a qual reúne, entre outros itens, cerca de 500 mil amostras de fígado coletadas durante as décadas de 1930 e 1970, no Brasil e em alguns países vizinhos.

Como fruto de suas atividades em pesquisa, possui outro acervo, este com mais de 15 mil casos de estudo em Patologia Experimental, também organizado no escopo de Coleção Histopatológica.

Coordena, ainda, o Museu da Patologia, que reúne, além das duas Coleções supracitadas, o acervo histopatológico remanescente da Seção de Anatomia Patológica do IOC, a qual conta boa parte da história desta ciência no Brasil, reunindo peças relevantes de pesquisadores que passaram pelas bancadas do IOC.

Chefe do Laboratório de Patologia
Marcelo Pelajo Machado (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Patologia
Ester Maria Mota (Currículo Lattes)