Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Fisiologia Bacteriana

Laboratório de Fisiologia Bacteriana

O Laboratório de Fisiologia Bacteriana do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) dedica-se ao estudo de diversas bactérias do gênero Bacillus e de gêneros correlatos de interesse para a saúde pública. Entre suas atividades, realiza o isolamento de novas linhagens, a avaliação de polimorfismos genéticos em Bacillus e a identificação de espécies patogênicas ou potencialmente patogênicas.

Também estuda a utilização de bactérias para o manejo integrado de insetos vetores de agentes patogênicos, tendo desenvolvido dois compostos já patenteados, além de atuar na pesquisa de biocida não-tóxico para aplicação na indústria do petróleo dentro das áreas de saúde e ambiente.

O Laboratório atua, ainda, na curadoria da Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos (CCGB) do IOC e é Referência Nacional para Carbúnculo junto ao Ministério da Saúde, órgão governamental para quem também é referência na pesquisa de Bacillus anthracis em preparações suspeitas de resultarem de ação proposital intencional.

Chefe do Laboratório de Fisiologia Bacteriana
Leon Rabinovitch (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Fisiologia Bacteriana
Clara Gomes Cavados (Currículo Lattes)