Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Fisiologia Bacteriana

Laboratório de Fisiologia Bacteriana

 O Laboratório de Fisiologia Bacteriana (LFB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é responsável pela curadoria da Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos – CCGB do IOC. A CCGB surgiu em 1979, e conta com 1660 linhagens registradas, pertencentes a 20 espécies de esporulados Gram-positivos, aeróbios ou aeróbios facultativos, entre elas espécies tipo e neo-tipo incluindo padrões. Todas encontram-se liofilizadas, e pelo menos 290 cepas encontram-se em fase de registro e liofilização.

O acervo é composto de linhagens de diferentes sítios geográficos do planeta, constituindo-se em importante diversidade genética do grupo. Destacam-se B. cereus enterotoxigênico, B. thuringiensisLysinibacillus (BacillussphaericusBrevibacillus laterosporus entomopatogênicos, B. subtilisB. licheniformisB. anthracisGeobacillus stearotermophilus e Paenibacillus polymyxa. O acervo dispõe de 1540 cepas relacionadas on line e se encontram em atualização numérica para 1660.

A Coleção realiza diversos serviços, tais como o depósito de culturas, a manutenção e preservação de cepas e a caracterização taxonômica de Bacillus e gêneros correlatos. As cepas da CCGB figuram em diferentes trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de Monografias, Dissertações e Teses.

:: Acesse a página da Coleção de Culturas de Bacillus e Gêneros Correlatos