O Estado e a Ciência, artigo de Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima

No mundo atual, não há mais espaço para a barreira entre ciência pura e aplicada, pois papel do setor público não é somente o financiamento, mas o uso dos resultados da pesquisa cientifica. Veja o ponto de vista de Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Irrigação e Drenagem e professor do Instituto Centec de Sobral.

No caderno de Ciência & Saúde de 16/05 o deputado José Guimarães, vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia, cita que o Estado possui algumas falhas relativas a este tema, entre elas o repasse de parte da verba da Funcap ao Instituto Centec, pois de acordo com ele ''os CVTs e Centecs são importantes instrumentos para formação dos jovens, mas esse dinheiro não pode ser tirado da Ciência e Tecnologia'.

De acordo com o Pesquisador Simon Scwartzman, o sistema de pesquisa científica no país deve ser reorganizado, abrindo as instituições para a sociedade e esta reorganização deve afetar, também, as próprias instituições de fomento à pesquisa científica.

No mundo atual, não há mais espaço para a barreira entre ciência pura e aplicada, pois papel do setor público não é somente o financiamento, mas o uso dos resultados da pesquisa cientifica.

Quem conhece uma Unidade Centec ou um CVT sabe que nestes centros a ciência é realmente difundida à sociedade. Nas Unidades é produzida a verdadeira pesquisa aplicada, além de formar o tecnólogo, curso de nível superior que é bastante requisitado pelo mercado de trabalho.

Rodrigo de Almeida, em brilhante artigo publicado no Jornal do Brasil cita que o país desperdiça cientistas, pois a maioria dos doutores formados procura lugar no exterior, já que aqui não temos mercado.

Contribuindo para diminuir esse quadro, o Instituto Centec, contratou neste início de ano, mais doutores na área de irrigação que qualquer Universidade brasileira, significando aporte de ciência e tecnologia para o Ceará.

Desta forma nenhum dinheiro está sendo ''tirado'' da área, mas a ciência é que está chegando à sociedade.

Se o caso é falta de recursos, concordo que temos um problema. Mas se o caso for a divisão dos recursos, a Ciência e Tecnologia no Estado do Ceará, único setor que cumpriu as metas de inclusão social em 2003, é referência nacional e caminha no rumo certo.
(18/5)