NOTÍCIAS

 

Rio debate Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Dois eventos internacionais e um nacional conjugados – a Bioed 2004, o II World Environmental Education Congress (2weec) e o XIII Encontro Nacional de Biologia – reuniram, no Rio de Janeiro, representantes do Programa Ambiental das Nações Unidas, das Academias Brasileira de Ciências e também a de Ciências dos EUA, da SBPC, da Rede Interamericana de Academias de Ciências, da UNESCO, da Universidade de Genebra, da União Internacional de Nutrição, dos Ministérios do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia, da Saúde e de Educação, do IBAMA, do Conselho Regional de Biologia (RJ/ES), da Associação Nacional de Pesquisa em Educação e, nada menos do que, 1500 participantes de 22 países e representantes de 20 estados brasileiros, todos formadores de opinião, direta ou indiretamente interessados em trocar opiniões sobre Meio Ambiente e Qualidade de Vida.

Voltados para atender e atualizar especialistas e formadores das áreas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental, o BioEd 2004 e o 2 weec integraram iniciativas do IOC/Fiocruz, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, o Conselho Regional de Biologia (RJ/ES) e o IBAMA/MMA.
A programação acadêmica de ambos englobou 15 mesas-redondas, 150 oficinas no espaço "Educação em Ação", 464 pesquisas. Foram apresentados 349 pôsteres, além das diversas atividades culturais e paralelas, envolvendo também a população, em cinco lugares da cidade do Rio de Janeiro, com o aval da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a participação de ONGs.
Programação internacional. A Conferência Internacional de Educação Biológica, Desenvolvimento Sustentável, Ética e Cidadania (BioEd 2004), além de explorar as conexões entre as ciências biológicas, sustentabilidade, ambiente e a sociedade, incluiu o compromisso de elaborar um relatório com recomendações para a melhoria da Educação Biológica, em todo o mundo.
Já o II Congresso Mundial de Educação Ambiental (2 weec) enfocou os desafios da Educação Ambiental no mundo contemporâneo, voltado para a estratégia de um futuro possível. Os trabalhos dos dois eventos foram coordenados pelas pesquisadoras Danielle Grynszpan, do IOC/Fiocruz, em parceria com Julieta Calazans, da UERJ, e Hedy Vasconcellos, da PUC/RJ, além de Paulo de Góes, ABC, e Fátima Cristina Inácio de Araújo, Presidente do CRBio-2.
Nos dois casos, foram debatidos diversos temas como a relação Ciência-Religião - onde tomou parte, entre outros, Jay Labov, da Academia Americana de Ciências e co-autor, junto com Bruce Alberts, do importante artigo sobre 'Ciência e Criacionismo' - até questões marcadas pelo binômio Pobreza Sustentada-Desenvolvimento Sustentável.

Uma Conferência com Arte

Participantes do projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa, uma experiência de intercâmbio do Departamento de Biologia do IOC com a França, acompanharam quase todo o tempo diversas apresentações dos grupos de trabalho. Eles ajudam os atores no trabalho da interação educando-educadores.
Desafios pedagógicos. Os desafios só são desvendados ao final de cada atividade. Os grupos explicam as abordagens feitas durante as apresentações e ouvem as idéias da platéia, como soluções produtivas para
serem utilizadas em sala de aula. Os temas, em geral, estão ligados a histórias ou soluções de casos, acontecimentos e descobertas científicas. Para quem não tinha visto tudo, Camilo de Souza, integrante da Coordenação do evento, explicava que uma das principais propostas do projeto é lançar desafios pedagógicos. A novidade incentivar a investigação, usando experimentos e outros tipos de exploração para transmitir a metodologia também para os educadores.
Na oficina Em cadeia ou na cadeia?, por exemplo, o objetivo era trabalhar os conceitos de cadeia alimentar e de interdependência entre os ecossistemas. Foram utilizados, de forma igualmente criativa, os materiais disponíveis no ambiente, como pedras, garrafas, peixes, plantas entre outros. A apresentação foi um sucesso.



 


 

 

IOC - CIÊNCIA PARA SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA