Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 03/08/2006

Há seis meses online

Nesta semana o Informe IOC completa seis meses online. Foram 23 edições, sempre às quintas-feiras, procurando divulgar notícias que a maioria das pessoas entende como um retrato do avanço da ciência, mas que, para nós, têm um sentido que ultrapassa este conceito: são reportagens que traduzem a dedicação diária de centenas de pessoas que dão ao IOC a grandeza que este nome ganhou junto à população.

A retomada do Informe semanal está inserida no processo de reestruturação do setor de comunicação social do Instituto, iniciado em dezembro de 2005. Desde então, dinamizamos o site do IOC e criamos o site do Centro de Estudos, formulamos o projeto de criação da intranet, remodelamos a política de envio de emails na Rede IOC e estabelecemos uma rotina de atendimento diário a demandas da imprensa local e nacional. Em números, este trabalho se traduz em 103 notícias publicadas no Informe e no site do IOC, 19 na Agência Fiocruz de Notícias, 95 notícias sobre o Instituto veiculadas na imprensa e mais de 300 atendimentos online a dúvidas da população através do serviço Fale Conosco.

Acreditamos que a popularização da ciência só é possível através de uma parceria entre jornalistas e pesquisadores. Por isso, agradecemos a todos que confiaram no nosso trabalho, tornando-se fontes e colaboradores, e convidamos aqueles com quem ainda não tivemos oportunidade de entrar em contato para integrar esta rede de comunicação.

Somos uma equipe de três jornalistas para dar conta do conhecimento gerado em 69 laboratórios. Viveríamos o melhor dos mundos se a cada artigo publicado, resultado obtido, convênio firmado, edital conquistado e prêmio alcançado recebêssemos algumas linhas em um email (jornalismo@ioc.fiocruz.br), uma ligação (2598-4316 ramais 161 e 163) ou – por que não? – dois dedos de prosa em uma visita (Pavilhão Gomes de Faria, sala 206). Do garimpo artesanal de notícias, que realizamos atualmente, as pepitas passariam a jorrar sobre nossas cabeças. Quem sabe assim, nos próximos seis meses possamos fazer um jornalismo que corresponda ao tamanho da ciência do IOC.

Raquel Aguiar