Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 06/07/2006

Conhecimento construído e conhecimento propagado

O IOC encerra hoje com sucesso a primeira turma do curso de Gestão da Qualidade Laboratorial. Foram trinta participantes, que durante três dias aprenderam como aperfeiçoar a qualidade das atividades desempenhadas na rotina dos laboratórios. As discussões com os participantes foram muito intensas nesses três dias, o que gerou a necessidade de mais uma palestra para  aprender de que forma se faz o "POP" (Procedimento Operacional Padrão), o que ocorrerá no dia 20 de julho, na mesma sala do Pavilhão 108.

Ao mesmo tempo , atendendo a uma demanda da Fiocruz , o IOC recebeu hoje oito profissionais da ANVISA que atuam no setor alfandegário de portos e aeroportos. Eles vieram conhecer nossos protocolos de biossegurança. Além de serem apresentados aos procedimentos empregados e aos projetos desenvolvidos pela CIBIO/IOC, os visitantes puderam conhecer o ambiente laboratorial de pesquisa.

Recentemente, também fomos exemplo para o credenciamento de laboratórios na Fundação. No último CD-Fiocruz, realizado nos dias 19 e 20 de junho, os critérios de credenciamento de laboratórios do IOC foram adotados como diretrizes gerais, que serão adaptados nas unidades da Fundação.

Estes são reconhecimentos da nossa capacidade de propor e implementar ações de gestão. Além disso, estamos abertos à cooperação para multiplicar as experiências reconhecidamente exitosas, avançamos para construir com solidez o conhecimento nas áreas que é preciso aperfeiçoar. Por isso, mais duas edições do Curso de Gestão da Qualidade Laboratorial estão previstas para 2006. Fique atento e participe. É na participação ampla, que abre caminho para as críticas mais variadas, que cumprimos nosso papel na construção do conhecimento também na gestão da ciência.

 

Claude Pirmez