Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 06/07/2006

 

Primeiro curso sobre qualidade laboratorial do IOC termina hoje

Foi encerrado hoje o primeiro curso sobre qualidade laboratorial realizado no IOC. Iniciado na última terça-feira (dia 4), o Curso de Gestão da Qualidade Laboratorial contou com 30 participantes, entre chefes de departamentos, laboratórios, comissões, coordenadores de projetos e gestores. O treinamento tem como objetivo aprimorar a implantação da gestão de qualidade em laboratórios de referência e iniciar o processo de implantação nos demais laboratórios de pesquisa do IOC. As inscrições estão abertas para mais duas edições do curso, que acontecem em setembro e outubro.

Ana Beatriz Moraes da Silva (de pé) ministrou o treinamento,
que durou três dias

Com 24 horas de duração, o curso aborda os critérios gerais para a competência dos laboratórios de pesquisas e clínicos, com base nas normas nº NIT-DICLA-083, 028 da INMETRO e a ISO 17025. “Em 2005, uma portaria do Ministério da Saúde tornou compulsória a implantação da gestão da qualidade em laboratórios de referência do país. Os laboratórios do IOC já foram treinados em boas práticas laboratoriais e na norma que adotam, geralmente a NIT-DICLA-083, que trata sobre laboratórios clínicos”, explica Ana Beatriz Moraes da Silva, da Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz, instrutora do treinamento. “A portaria de número 70 do Ministério da Saúde prevê para o mês de agosto uma avaliação dos laboratórios em relação à implantação da gestão de qualidade. Aqueles que não concluírem este processo correrão o risco de perder a categoria de referência”, alerta.

Estão abertas as inscrições para as próximas edições do curso,
nos meses de setembro e outubro

Para Márcia Leite Baptista, coordenadora do GT de Qualidade do IOC, a iniciativa favorece diversos aspectos da produção científica. “Além de evidenciar a credibilidade dos laboratórios e a confiabilidade dos resultados de estudos, ensaios e testes obtidos, a implementação da gestão de qualidade nos laboratórios favorece a publicação em revistas científicas e a captação de recursos para pesquisas”, sintetiza.

Apesar de já contar com 18 inscritos, ainda existem vagas para a próxima edição, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro. A edição do curso em outubro será oferecida pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/IOC) nos dias 2, 9 e 16 e deverá disponibilizar 100 vagas. As inscrições podem ser realizadas através do email recursoshumanos@ioc.fiocruz.br, incluindo na mensagem nome completo, laboratório, departamento, sexo, data de nascimento, grau de instrução, vínculo institucional, telefone e email.

O grupo que participou da primeira turma inclui chefes de departamento e de laboratórios, gestores, coordenadores de comissões internas e de projetos

Renata Fontoura


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira