Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 09/02/2006

Construindo o Futuro: a caminho do II Encontro do IOC

De 12 a 14 de março o IOC estará reunido novamente para pensar seu futuro, dando continuidade ao processo iniciado em 2003. Dessa vez o encontro debaterá (1) o Plano Diretor de longo prazo, consolidando as iniciativas já em andamento e definindo as principais diretrizes para o período 2005-2009, e (2) a estrutura organizacional do IOC.

Em grupos de trabalho e em plenárias, cerca de 150 pessoas vão analisar e debater as propostas da comunidade do IOC. Vamos rever os programas que caracterizam nossa missão institucional, nosso contexto de trabalho, nossos pontos fortes e fracos e vamos planejar de modo participativo o que fazer e como. Já confirmaram presença no encontro o Ministro de C&T, Sergio Rezende, o presidente e os vice-presidentes da Fiocruz.

As reflexões dos participantes do I Encontro (2003) nos servirão de base, e a elas agregaremos as Diretrizes Nacionais em Saúde (2004), da C&T (2005) e da Educação (2004/5), bem como as proposições do Plano Quadrienal da Fiocruz aprovado em setembro de 2005 no V Congresso Interno. Precisaremos ser ousados, sensatos, criativos e contribuir com a nossa competência para a consolidação da Fiocruz no cenário científico nacional e internacional.

A riqueza de idéias e propostas que constantemente emergem no IOC ajuda a manter viva nossa atmosfera intelectual, marca desde nossas origens. A diretoria está segura de que a mesma seriedade, compromisso, esperança e espírito participativo nos levarão a um resultado que fortaleça o Instituto e impulsione nossa ciência.

Tania Araújo-Jorge