Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 09/03/2006

Retomada do Centro de Estudos inaugura ano letivo no IOC

Nesta sexta-feira, dia 10 de março, dois eventos fundamentais no calendário do IOC serão reunidos em um só: a abertura do Centro de Estudos de 2006 e a aula inaugural do ano letivo no setor de Ensino.

Não se trata de acaso ou coincidência. Cada vez mais, buscamos criar uma unidade entre o ensino em ciência - missão dos cursos do IOC - e o debate científico - razão que consolida o Centro de Estudos como tradicional fórum de discussão e polêmicas. Esta escolha não só reflete a lucidez de que o estudante questionador e propositivo contribui infinitamente mais para a ciência do que o aprendiz passivo, mas constitui o reconhe-cimento de que é preciso incentivar o intercâmbio de informações e opiniões entre diferentes gerações de cientistas.

O tema selecionado para esta dupla estréia não poderia ser melhor: o Meio Ambiente no contexto da produção científica. Martha Barata, coordenadora da recém-criada Comissão Interna de Gestão Ambiental do IOC, apresenta este assunto atual, cujas fronteiras e limites nos campos da cidadania e da responsabilidade institucional ainda estão em definição. A informação e o diálogo serão nossas ferramentas para que a excelência que possuímos na pesquisa e no ensino alcance também a dimensão da responsabilidade ambiental, como já está acontecendo para as questões de biossegurança.
Que em 2006 o Pavilhão de Cursos, decorado com os belos azulejos de Burle Marx, onde historicamente sempre realizamos as sessões regulares do Centro de Estudos, possa ser cada vez mais um celeiro do aprendizado e palco para o debate, para doutores consagrados ou cientistas em formação.

Esperamos todos amanhã, no horário de sempre, às 10 horas, quando apre-sentaremos a nova Coordenadora do Centro de Estudos para o ano de 2006: Dra. Claire Fernandes Kulbenka.

Ricardo Lourenço e Tania Araújo-Jorge