Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 40- 09/11/2006

 

Pesquisadores do IOC apresentam trabalhos em fórum nacional sobre dengue

A convite do Ministério da Saúde, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) participaram do evento Dengue: I Fórum de Ciência e Tecnologia, promovido em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia entre os dias 24 e 27 de outubro, em Salvador. O encontro reuniu especialistas de diferentes áreas com o objetivo de discutir estratégias para superar as dificuldades no controle da doença no país.

O documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo , produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC, foi exibido durante a mesa redonda que discutiu o tema Educação, comunicação e mobilização na perspectiva do controle da dengue: propostas inovadoras. Participaram Genilton Vieira , chefe do setor e diretor do documentário que faturou a segunda colocação no festival internacional de cienma científico Mif-Sciences e a pesquisadora Rosane Meireles, representante do Laboratório de Biologia Celular do IOC.

Segundo Rosane, a interdisciplinaridade e ampla participação foram o ponto alto do evento. As conferências não foram apresentadas simultaneamente e os debates duraram cerca de três horas, isso foi importante porque todos puderam opinar sobre os temas discutidos”, opina. “Colocamos à disposição dos participantes os fascículos 4 e 5 da série para professores Com Ciência na Escola , material fruto de dissertações de mestrados defendidas no IOC”, a pesquisadora completa. Para Genilton, a iniciativa tem papel fundamental na interação dos grupos que trabalham com o tema. “A comunicação foi incluída nos debates pela primeira vez e isto é fundamental para enxergá-la como uma ferramenta que pode contribuir muito para a prevenção da dengue”, afirma. 

Novas vacinas, epidemiologia da doença, vigilância e controle, diagnóstico e educação foram alguns dos temas que fizeram parte da programação do Fórum, que deve se repetir no próximo ano. Ao final do evento, um documento apontando as principais estratégias no controle da doença foi elaborado e estará disponível em breve no site do Ministério da Saúde ( www.saude.gov.br ). Também do IOC, participaram como debatedores os pesquisadores Hermann Schatzmayr, Denise de Oliveira , Rita Nogueira, Denise Valle , Nildimar Ozório e Márcia Gonçalves de Castro .

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira