Alunos do IOC ganham carteira de estudante
Nesta semana, uma antiga reivindicação dos estudantes do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) se transformou em realidade: pela primeira vez, os alunos dos programas de pós-graduação e cursos técnicos ganharam carteiras de estudante. Além do reconhecimento e valorização dos alunos, a iniciativa agrega o benefício do acesso à meia-entrada em atividades culturais e de lazer, trazendo para o cotidiano dos estudantes o compromisso do IOC, já consolidado na esfera acadêmica, de estreitar cada vez mais a ligação entre ciência e cultura.
Gutemberg Brito |
 |
A garantia da meia-entrada para estudantes em atividades culturais e de lazer vigora desde 1992 no Rio de Janeiro |
Os alunos do Curso Técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária foram os primeiros a receber a identificação, que tem prazo de validade correspondente à duração de cada curso. Para a estudante Patrícia Ingrid Luiz, a novidade representa um salto de qualidade nas horas de lazer. “Estudar é preciso, mas também temos que ter um horário para o descanso. Com certeza esta carteira será importante para que possamos aproveitar melhor nosso tempo de lazer”, opina.
Regulamentado pela Lei Estadual nº 7844, de 1992, o acesso a meia-entrada é válido para estudantes e idosos em cinemas, circos, museus, centros culturais, espetáculos teatrais e musicais. Recentemente, foi dispensada a necessidade de apresentar a carteira de filiação a entidades estudantis, bastando a carteira de identificação do aluno fornecida pela própria instituição de ensino. O fato da Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio emitir carteiras para seus estudantes abriu caminho para que o IOC pudesse atender também a esse anseio de seu corpo estudantil. Agora, até mesmo alguns professores que reivindicam suas carteiras de docentes.
Gutemberg Brito |
 |
Alunos do IOC comemoram o recebimento da carteira de estudante. Ela é a garantia de meia-entrada em diversos eventos culturais |
“Os nossos alunos não tinham carteira de estudante. Usavam crachás comuns a outros funcionários e bolsistas, o que dificultava a identificação. A carteira é uma forma de valorizar o nosso aluno”, afirma Regina Amendoeira, coordenadora dos Cursos de Nível Técnico do IOC, que entregou o primeiro lote de carteiras. As demais serão distribuídas durante o horário de aula de cada turma. Os alunos que ainda não entregaram a foto 3X4 para confecção da carteira devem encaminhá-la ao representante do curso.
Renata Fontoura
|