Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 18/05/2006

Às vésperas de completarmos 106 anos

No próximo dia 25 de maio o IOC completa 106 anos e, com ele, a Fiocruz. A trajetória duradoura, alcançada por raras instituições de pesquisa no país, se deve certamente ao fato de permanecermos fiéis ao princípio original de gerar conhecimento científico para o benefício da saúde pública nacional, ao mesmo tempo em que acompanhamos o ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico. O êxito depende também de um dado fundamental: a cooperação científica e multi-institucional.

Estes aspectos, que fazem do IOC um dos principais e mais antigos centros de pesquisa biomédica no país, estarão contemplados nos eventos que comemoram o aniversário do Instituto. No dia 25 (quinta-feira), uma mesa-redonda debate a parceria do IOC com outras unidades da Fiocruz com a presença de Reinaldo Guimarães, Carlos Morel e a direção do IOC. Em edição especial, o Centro de Estudos do dia 26 (sexta-feira) percorre a história da ocupação de Manguinhos com palestras do pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC), Renato da Gama Rosa, e do professor Joaquim Justino.

No dia 31 (quarta-feira) será aberta a exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde, realizada em parceria entre COC, CICT e IOC, que conta através de imagens, vídeos, peças de coleções científicas e equipamentos de pesquisa históricos passagens marcantes da trajetória da saúde pública em que os pesquisadores do IOC tiveram importante papel, como o combate à febre amarela e à doença de Chagas.

Encerrando as comemorações, no mesmo dia serão inauguradas as novas instalações do IOC no Pavilhão 108, que acaba de ser reformado para funcionar como um prédio de apoio para o Ensino, a Coordenação de Programas Horizontais de Pesquisa, o Atendimento ao Diagnóstico de Hepatites virais e laboratórios dos Departamentos de Imunologia, Entomologia, Protozoologia e Bacteriologia. Com o novo espaço, o IOC passa a contar com 15 prédios.

Esperamos que o aniversário do IOC seja um momento de comemoração, mas também de reflexão sobre o passado para que possamos, com ousadia e segurança, construir o futuro.

 

Tania Araújo-Jorge

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira