Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 22 - 02/08/2007

Estudantes de iniciação científica e pós-graduação têm oportunidade para mostrar resultados

Comunicar resultados é uma característica fundamental para qualquer pesquisador que atua na área científica. Este hábito deve ser cultivado desde o ingresso na carreira, como um passo tão relevante quanto os ensaios em bancada ou a atualização em relação aos conteúdos mais recentes do campo estudado.
Os jovens que atuam nos laboratórios do IOC, desenvolvendo seus projetos de iniciação científica, dissertações e teses, vêm traduzindo este compromisso de divulgação de resultados em prêmios. Em 2006, os estudantes de pós-graduação do IOC acumularam o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e duas premiações na primeira edição do Prêmio Capes de Teses. Já no programa de iniciação científica, saiu de um dos laboratórios do IOC a vencedora do 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, concedido pelo CNPq.

Uma oportunidade importante para que os estudantes de pós-graduação e de iniciação científica que atuam no IOC acontece de 2 a 4 de outubro com a X Jornada Científica de Pós-Graduação da Fiocruz e a XV Reunião Anual de Iniciação Científica (PAIC) da Fiocruz. Incentivamos todos os jovens pesquisadores a participar e pedimos aos orientadores que estimulem e acompanhem este processo, que para muitos estudantes representa sua primeira oportunidade de apresentar seu trabalho à comunidade científica da Fiocruz. Na edição de 2006 da Jornada Científica de Pós-Graduação e da RAIC, os estudantes do IOC lideraram o ranking de premiados: foram seis entre as dez primeiras colocações no mestrado, seis no doutorado, além de três na iniciação científica. Ficamos na expectativa de, em 2007, colhermos mais louros.

Claude Pirmez

Alfabetismo, novo conceito
no ensino de ciências

Fortalecer a autonomia e a criatividade das crianças e estimulá-las a descobrir o mundo da ciência. Estes são alguns dos objetivos do projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa. O projeto – em francês, La Main à la Pâte (LAMAP) – é uma iniciativa internacional, fruto da cooperação entre as Academias de Ciências francesa e brasileira. No Brasil, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) é um importante parceiro do projeto. Mais

Creche Fiocruz

IOC participa do XI Encontro Anual
do Grupo Arthromint

Um grupo de 47 pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) está participando, até o dia 4 de agosto, do XI Encontro Anual do Grupo Arthromint. O evento itinerante reúne há 10 anos estudantes e pesquisadores que trabalham com os mais diversos aspectos da pesquisa científica envolvendo artrópodes – como insetos, aranhas e carrapatos – e helmintos, parasitas ou de vida livre. Mais

..::CURTAS::..

 

Próxima edição do Centro de Estudos tem parceria do CDTS
A próxima edição do Centro de Estudos, amanhã (dia 3), será realizada em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz. O palestrante convidado é Jochen Junker, pesquisador visitante do CDTS, que abordará o tema Structure elucidation with NMR. Às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos.

 

IOC participa do II Workshop de Pesquisas em Andamento de Doenças do Sertão - Leishmanioses
Os pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Elisa Cupollilo, Renato Porrozzi e Elizabeth Rangel participam, entre os dias 02 e 04 de agosto, do II Workshop de Pesquisas em Andamento de Doenças do Sertão – Leishmanioses. O evento, que acontece no estado do Piauí, tem como objetivo permitir a interação entre grupos de pesquisa na área de leishmanioses que participam de projetos nos Estados do sertão brasileiro, buscando soluções para o problema da urbanização e da expansão da doença na região.

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br.

Imprima PDF
  Arquivo2010