Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 02- 08/03/2007

Serviços de referência e coleções científicas ganham nova vice-diretoria


A reestruturação do IOC entra em uma nova fase com o anúncio da ampliação do colegiado diretor do Instituto realizado ontem, dia 7, durante a reunião geral de Pesquisadores e Tecnologistas. Com quatro Vice-Direções, ganhamos mais energia para resolver problemas. Além de Ricardo Lourenço, que assume a Vice-Direção de Ensino, Informação e Comunicação; Christian Niel, Vice-Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; e Claude Pirmez, Vice-Diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão; Elizabeth Rangel passa a integrar a equipe, como Vice-Diretora de Serviços de Referência e Coleções Científicas.

A escolha de Elizabeth para o cargo foi pautada em sua experiência na área, em sua disposição pessoal para assumir a responsabilidade e no compromisso com o sucesso da gestão dessa diretoria, sempre contribuindo, refletindo e propondo nas diversas instâncias em que participou. A pesquisadora dirigiu por dez anos o Departamento de Entomologia, que abriga a maior e mais antiga coleção científica do Instituto, e conta com vasta experiência em Serviços de Referência, além de possuir boa interlocução com a Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e as Câmaras Técnicas do IOC, podendo, assim, trazer grandes contribuições para as áreas que coordenará.

A reunião de ontem também discutiu a estruturação das 15 áreas de pesquisa aprovadas pelo CD-IOC. Contamos com a contribuição de todos para participar da construção destas áreas. Para isso terão início na semana que vem reuniões específicas de cada área, coordenadas pela Direção com o apoio de analistas de gestão científica. Nessas reuniões serão apresentados os integrantes do grupo e discutida a contribuição da área para o Instituto, a Fiocruz e o Ministério da Saúde.

Tania, Claude, Ricardo, Christian e Beth