Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 02- 03/03/2007

 

Abertura do ano letivo terá debate sobre neurociências

O ano letivo no Instituto Oswaldo Cruz será inaugurado no próximo dia 13 de março (terça-feira) com o debate de um tema cada vez mais atual: as neurociências, suas implicações éticas e perspectivas de avanço. Neuroética ou A Ousadia de Prometeu Retomada é o tema da palestra do professor Roberto Lent, empossado no último dia 26 de fevereiro como diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. O evento acontece às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos.

O pesquisador antecipa que a conferência discutirá dilemas éticos com os quais a ciência estará confrontada à medida em que são desenvolvidas ferramentas neurotecnológicas inicialmente destinadas ao tratamento de enfermidades, mas que podem potencialmente ser utilizadas por pessoas sadias. Lent admite que há um significado pessoal muito forte em abrir o ano letivo do Instituto. “Freqüentei o IOC mensalmente quando era criança, levado por meu pai, que tinha seu laboratório no segundo andar do Castelo”, afirma referindo-se ao entomologista Herman Lent, pesquisador do IOC durante 49 anos cassado durante o Massacre de Maguinhos, no período da ditadura militar.

Neurocientista de destaque e militante do campo da divulgação científica – seja pela autoria direta de livros e artigos para crianças e adultos, seja como organizador de espaços como a revista Ciência Hoje da SBPC, Ciência Hoje das Crianças e o Instituto Ciência –, Roberto Lent é co-organizador de um programa de pós-graduação conceituado com nota 7 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É médico formado pela Faculdade de Medicina da UFRJ (1972), Mestre (1973) e Doutor (1978) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (também da UFRJ), fez Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-1982), foi professor adjunto da UFRJ (1975-1992) e é professor titular do Departamento de Anatomia do ICB desde 1993.

Gustavo Barreto



IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira