Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 37 - 13/12/2007

Comissão de Biossegurança do IOC ministra treinamento para profissionais da Embrapa Gado de Corte no Mato Grosso do Sul

A Comissão Interna de Biossegurança do IOC (CIBio/IOC) participou nesta semana de treinamento em biossegurança no Mato Grosso do Sul, a convite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na área de Gado de Corte. O treinamento, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de dezembro, foi realizado pela CIBio/IOC em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, também da Fiocruz.

 
Maria Castro, da CIBIO/IOC, e Marco Costa, da Escola Politécnica, ministraram o treinamento

Segundo a secretária-executiva da CIBio, Maria Castro, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) orientou a Embrapa Gado de Corte a capacitar seus profissionais, uma vez que a empresa começará a trabalhar com Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). O objetivo do treinamento foi discutir conceitos relativos a biossegurança em laboratórios, no contexto dos agentes tradicionais de riscos e dos aspectos legais e administrativos sobre a manipulação de OGMs. “A lei e os procedimentos administrativos para requerer o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) são muito pesados, exigindo um acompanhamento individual dos projetos”, explica Maria Castro.

A biossegurança foi abordada em sua base conceitual e epistemológica. “A partir disso, os participantes podem fazer conexões com suas próprias atividades. O curso não tem intenção de discutir pontualmente questões locais, mas sim fornecer uma base para que estas questões sejam resolvidas na própria instituição”, ressalta. Participaram do treinamento pesquisadores, analistas, técnicos, bolsistas e outros profissionais da Embrapa. Na primeira parte do curso, o pesquisador da Escola Politécnica da Fiocruz, Marco Costa, introduziu temas gerais sobre biossegurança e discutiu aspectos humanos e de qualidade, bem como mecanismos de prevenção. Na segunda parte, Maria Castro comentou os procedimentos legais e administrativos no manuseio de OGMs.

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira