Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 15 - 14/06/2007

 

Atividades do Projeto Excelência na Gestão terão início na próxima semana


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) dará início na próxima semana às atividades do Projeto Excelência na Gestão do IOC. A iniciativa, pioneira na Fiocruz, é parte do processo de modernização do Instituto. Serão duas turmas de capacitação – nos dias 18 a 20 e 26 a 28 de junho –, que reunirão profissionais de diversas áreas com o objetivo de aprimorar atividades de gestão e planejamento, de acordo com o modelo proposto pelo Projeto Excelência na Pesquisa Tecnológica da  Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), com base nos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade. A oportunidade conta com o apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz e se estende a FarManguinhos, ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e a BioManguinhos, que responderam ao convite do IOC para participar da capacitação, impulsionando o intercâmbio entre áreas de gestão de diferentes unidades da Fiocruz.

Durante a capacitação, que representa a implantação do primeiro passo do Projeto Excelência na Gestão do IOC, o consultor da Abipti Helio Nehrer apresentará aos participantes os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade, modelo proposto pela Abipti que reflete o estado da arte da gestão e pode ser considerado o mais completo referencial sobre gestão empresarial disponível nos mercados nacional e internacional. A idéia é que estes princípios sirvam de subsídios às ações para a modernização da gestão institucional. Após o treinamento, uma comissão será formada para colocar em prática os fundamentos e critérios deste modelo, adaptado à realidade do IOC.

“Este esforço será executado a partir de três etapas complementares, num ciclo constante de avaliação e modernização da gestão. Primeiro, será necessário realizar um diagnóstico da gestão no IOC de forma estruturada e sistêmica, para que possamos identificar pontos fortes e oportunidades de aprimoramento do sistema e em seguida priorizar e planejar as melhorias necessárias. Depois de sistematizar as demandas específicas do IOC poderemos, enfim, implementar novas práticas que contribuirão para a profissionalização  e modernização do sistema de gestão do Instituto, visando o aumento do desempenho e da competitividade institucional”, descreve Andréia Azevedo, gerente do Projeto Excelência na Gestão no IOC.

Bel Levy

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira