Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 12 - 17/05/2007

Apoio condominial entra em fase de execução

O principal eixo da primeira fase da reestruturação da gestão no IOC foi a consolidação dos fluxos de trabalho e o desenho de rotinas padronizadas para uniformizar o processo administrativo no Instituto. Neste contexto, o II Encontro de Administração, em abril, foi o momento de síntese da construção coletiva de processos iniciada em janeiro, contando com a participação ampla dos profissionais administrativos do IOC.

A segunda fase da reestruturação da gestão, voltada para a implementação dos protocolos e fluxos acordados, teve início nesta semana com as reuniões de apoio condominial. Será uma maratona de encontros, que se estende até junho, para dar conta de todos os prédios do IOC. Em algumas situações, conjuntos de prédios serão agrupados, de modo a otimizar recursos materiais e humanos. A dinâmica é simples: pela manhã, os pesquisadores usuários dos prédios se reúnem para discutir necessidades e propostas. À tarde, os profissionais administrativos trabalham em cima destes dados e discutem as suas opções de alocação nessa nova estrutura.

O processo de reestruturação da gestão, que partiu de uma ideal amadurecido no II e no III Encontros do IOC, tem como objetivo a melhoria da qualidade dos serviços administrativos no IOC e a valorização dos profissionais da área. Em nenhum momento haverá o esvaziamento das secretarias que atuam junto aos laboratórios e setores. 

Será aberta a oportunidade de capacitação dos profissionais administrativos lotados no novo Departamento de Suporte e Infra-estrutura Laboratorial e para adequação a um procedimento padrão de fluxos e protocolos, de modo a tornar todo o circuito administrativo mais eficaz e veloz.

A implementação da estrutura de apoio condominial, que começa esta semana com as reuniões prediais, segue o mesmo princípio de tranqüilidade e segurança que vem ditando o ritmo e a amplitude das mudanças de estrutura que o IOC vem adotando. Nosso desejo é que esta nova fase encontre o mesmo terreno de diálogo agregador que até o momento vem sendo a garantia de sucesso de todos os esforços empreendidos.

Claude Pirmez

IOC completa 107 anos de tradição e inovação

Na próxima semana, o IOC completa 107 anos de história na ciência e na saúde pública brasileiras. O equilibrio entre tradição e inovação foi decisivo para garantir a permanência do Instituto em posição de liderança criativa nas áreas que definiu como sua vocação. Mais

IOC 107 anos
Apuração
Helio e Peggy Pereira e Maria Deane são os novos patronos de espaços do IOC
Os primeiros resultados da votação que mobilizou o IOC para escolher homenageados através da nomeação de prédios e auditórios do Instituto mantêm juntos os casais que, em vida, se dedicaram à ciência feita no IOC. Mais
Workshop

Workshop sobre proteômica reúne 120 participantes

Realizado pelo Departamento de Bioquimica e Biologia Molecular do IOC, o Workshop em Método de Estudo da Estrutura e Função de Proteínas aborda temas como sintese de proteínas, termodinâmica, microscopia e ressonância magnética nuclear. Mais

..::CURTAS::..

Terapia para doença de Chagas é tema de palestra do Centro de Estudos amanhã
A pesquisadora brasileira Paola Minoprio, chefe do laboratório de Imunopatologia do Processo Infeccioso do Departamento de Imunologia do Instituto Pasteur de Paris, apresentará amanhã, dia 18, a palestra Trypanosoma cruzi proline racemases: potential targets for the development of a therapy against Chagas’ infection and disease. Às 10h, no auditório do Pavilhão de Cursos.

Programa de pesquisadores visitantes inscreve até 21 de maio
Estão abertas até dia 21 as inscrições para o Programa Pesquisadores Visitantes 2007, da Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VPPDT) da Fiocruz. O programa concede bolsas por um período de 24 meses, prorrogáveis por mais 12 meses. O Edital 2007 oferece vagas apenas para pesquisadores com doutorado concluído há menos de 5 anos em instituições nacionais ou estrangeiras. O Programa não prevê o re-enquadramento de bolsistas em outra modalidade. O Programa Pesquisador Visitante é executado há 14 anos através de convênios estabelecidos pela Fiocruz com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O edital está disponível em http://www.presidencia.fiocruz.br/vppdt1/pesquisador_visitante.php.

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br.

  Arquivo2010