Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 25 - 23/08/2007

 

Seminário discute divulgação da ciência para crianças

Atividades gratuitas para o público infantil finalizam o evento, comemorando o dia de São Cosme e Damião

O seminário Ciência & criança: A divulgação científica para o público infantil, que acontece de 24 a 26 de setembro, terá debates com renomados pesquisadores internacionais na área, mesas-redondas e – claro – uma bagunça divertida para colocar tudo isso em prática e fazer a alegria da criançada. No dia 27, que festeja São Cosme e Damião, a atividade Ciência no Parque encerra o seminário com espetáculos teatrais, atividades interativas, shows e brincadeiras. Tudo isso de graça, numa iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não-Formal e Divulgação em Ciência da Universidade de São Paulo e o British Council também fazem parte da organização do evento, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O seminário, que acontece no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro, é um evento preparatório para a 4º Semana de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 1 a 7 de outubro deste ano.

Gutemberg Brito
Criança e Ciência
Com equipamentos típicos de laboratórios de pesquisa, crianças entram em contato com o universo da ciência

A iniciativa pretende estimular a reflexão sobre os desafios de divulgar temas de ciência para crianças e buscar estratégias para instigar o interesse pela ciência desde a infância. Durante o seminário, o assunto será discutido em mesas-redondas e palestras voltadas para professores, museólogos, jornalistas e outros profissionais que atuam como divulgadores de ciência. “O público infantil é um público-chave para realizamos atividades de divulgação da ciência, porque a curiosidade é uma importante característica das crianças. Sistematicamente, elas tentam entender como as coisas funcionam e como é o mundo a sua volta. Além disso, têm grande capacidade de lidar com temas de ciência”, explica Luisa Massarani, divulgadora da ciência do Museu da Vida/COC e coordenadora do evento.

Gutemberg Brito
Criança e Ciência
A curiosidade do público infantil é a principal aliada para estimular o interesse pela ciência desde a infância

 

“Nos três primeiros dias, cinco convidados do exterior e 16 brasileiros discutirão os principais desafios e apresentarão dicas de como comunicar temas de ciência para essa faixa etária. O quarto dia de evento, que será dia de Cosme e Damião [27 de setembro], é o momento de colocar a teoria em prática, oferecendo para as crianças várias brincadeiras e atividades lúdicas. Neste dia, cerca de 20 organizações vão se unir a nós, oferecendo atividades bem instigantes”, Luisa antecipa

Para a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, que participa da organização do evento, a popularização da ciência e a disseminação de conhecimentos relacionados à área de saúde são fundamentais. “A revolta da vacina, no início do século, nos ensinou que é muito importante manter canais de comunicação e de informação abertos e ativos com a sociedade. Há muito tempo o IOC participa das atividades de divulgação cientifica da Fiocruz, com destaque ao evento Fiocruz Pra Você, ligado à campanha nacional de vacinação contra poliomelite. Além disso, desde a primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o Instituto prepara uma atividade especial. Consideramos importante nossa participação nesse evento e estamos comprometidos com seu sucesso”, comemora.

Também integrante da comissão organizadora, a pesquisadora Lucia de La Rocque, do Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Biologoa Celular do IOC, reforça a importância da participação do Instituto na iniciativa. “O IOC tem muito a contribuir num evento deste tipo, já que  trabalhamos a linha de Ciência e Arte na pós-graduação em Ensino em Biociências em Saúde do Instituto e também no Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Biologia Celular, orientados no caminho da divulgação científica. Estratégias voltadas para o público infantil, naturalmente, só podem incrementar esta escolha”, ressalta.

Estão confirmadas para a série de palestras e mesas-redondas participações de Jorge Wagensberg, diretor do Museu Cosmo La Caixa de Barcelona, de Jane Elizabeth Morrey-Jones, do London Science Museum do Reino Unido e da canadense Pauline Finn, diretora de Community Outreach/centro de ciência TELUS World of Science, com tradução simultânea em suas palestras. Além disso, o australiano Simon Torok, veterano em divulgação científica que atua na Communication and Marketing Manager - Marine and Atmospheric Research, discutirá os desafios de falar sobre mudanças climáticas para o público infantil. O evento acontece no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos) e não é preciso fazer inscrição prévia. Mais informações e a programação completa estão disponíveis em www.museudavida.fiocruz.br/nestudos.

 

Renata Fontoura

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira