Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 13 - 24/05/2007

 

Tradição e inovação

 

O que fez do IOC um dos mais tradicionais institutos de pesquisa da América Latina foi justamente sua capacidade de inovar. Foi do fôlego criativo e pioneiro dos nossos desbravadores – Oswaldo Cruz, Chagas, Lutz e tantos outros – que o IOC consolidou a sua posição de referência e destaque.

O desafio com o qual nos deparamos hoje é manter o ritmo de inovação sem descuidar do compromisso com a saúde pública brasileira, ao qual somos fiéis desde a nossa origem, que amanhã completa 107 anos.

No IOC, a tradição não é decadente ou ultrapassada, mas é a tradução consolidada daquilo que, um dia, foi inovação ousada, capaz de ultrapassar paradigmas e estabelecer novas dimensões de conhecimento biomédico. E é justamente esta tradição a fonte de credibilidade sempre reciclada da nossa capacidade de inovar.

Hoje, o Instituto inova não apenas no campo da ciência, mas inova a si mesmo ao atravessar, com fôlego e determinação, uma profunda reeestruturação organizacional e de sua gestão científica e administrativa.

Não por coincidência, uma das metas principais deste processo é ampliar a nossa capacidade de inovar, liberando os pesquisadores de muitas cargas burocráticas e deixando-os mais capazes de se dedicar ao trabalho inventivo que toda inovação supõe, sempre assegurando suas atividades gerenciais quando são chefes de laboratório.

Inovar com tradição é desenhar nossas próprias constelações num horizonte que começou a ser descortinado há 107 anos, por alguns dos maiores cientistas que este país já viu. Nossa herança é a tradição de inovar, presente desde nossas raízes. Nosso legado é o ímpeto de ultrapassar nossos próprios limites.

 

 

Tania Araújo-Jorge

Personagens IOC

"Todo este universo é um livro em que cada um de nós é uma frase. Nenhum de nós, por si mesmo, faz mais que um pequeno sentido, ou uma parte de sentido; só no conjunto do que se diz se percebe o que cada um verdadeiramente quer dizer."
Fernando Pessoa

Os versos de Fernando Pessoa expressam bem o encontro que marca o Instituto Oswaldo Cruz (IOC): um encontro de gerações, de conhecimento, de vivências. Um encontro que produz algo muito maior, da mesma forma que frases soltas passam a fazer sentido quando reunidas em um livro. Durante seus 107 anos – que completa amanhã –, o Instituto foi o lar de muitos profissionais, das mais variadas formações e origens. Conheça as pessoas que fazem o dia-a-dia do IOC em depoimentos que contam sobre o orgulho e a responsabilidade de fazer parte desta história. Mais

Oswaldo

Comemoração dos 107 anos do IOC integra tradição e inovação

A comemoração dos 107 anos do Instituto Oswaldo Cruz acontece nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 10h, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva. O tema é Inovação e Tradição. Mais

Click

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz ganha sistema para submissão online de artigos
O novo sistema de submissão online de artigos da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz será lançado amanhã (25/05), durante as comemorações do aniversário do IOC.  Mais

Eleição

Novo CD-IOC toma posse durante comemoração dos 107 anos do Instituto

O novo Conselho Deliberativo do Instituto Oswaldo Cruz tomará posse amanhã, dia 25, durante a comemoração dos 107 anos do Instituto. Mais

..::CURTAS::..

I Workshop de Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses

Curso de Inverno da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular

Jornada de iniciação científica do IOC vai de 28 a 31 de maio

Ciclo de reuniões sobre apoio condominial vão até 6 de junho

Curso de Biossegurança inicia módulo sobre Risco Químico

Telefone gratuito para deficientes auditivos em funcionamento

Anunciadas mudanças na direção de órgãos do MCT

Petição pede liberação de pesquisa com células-tronco embrionárias

3ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente terá premiação nesta sexta

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br.

Imprima PDF
  Arquivo2010