Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 30/08/2006

Pensando (e trabalhando) o Ensino no IOC

Ontem, dia 29, realizamos novamente no auditório da Finep o 3º Colegiado de Doutores, novo fórum consultivo sobre as ações de Ensino do IOC. Esta edição teve uma característica muito peculiar: foi realizada a partir da solicitação dos coordenadores de pós-graduação stritu senso do Instituto, para apresentar e debater questões comuns e específicas de cada Programa de Pós-Graduação (PG). 

Dentre as questões comuns aos quatro Programas de PG, destacaram-se as necessidades de: 1) aumentar a produção de artigos com co-autoria dos discentes e seus orientadores; 2) reunir com maior freqüência o corpo docente permanente de cada Programa, os encontros das Comissões de Pós-Graduação (CPGs) e o próprio Colegiado de Doutores; 3) aumentar a captação de bolsas com orçamento extra-IOC; 4) compor um grupo de trabalho para reavaliar as disciplinas existentes e estruturar disciplinas específicas e outras de interesse comum dos quatro Programas de PG; 5) manter a interdisciplinaridade que é característica dos Programas de PG do IOC, porém trabalhando para que cada Programa atual ou futuro tenha sua identidade própria, suas linhas próprias e seu corpo docente permanente próprio;
6) consolidar e ampliar as práticas de colaboração com outras instituições para nuclear novos Programas de PG em outros Estados; e 7) envolver mais fortemente a totalidade do corpo docente permanente e colaborador, no sentido de oferecer disciplinas consistentes com a identidade e a proposta de cada Programa.

Quatro grupos de trabalho, reunindo docentes e colaboradores de cada Programa de PG do IOC, discutiram questões que foram apresentadas na plenária final. Propostas foram levantadas, tais como: 1) criação de sistema unificado de seleção para doutorado, com etapas comuns (por exemplo, redação, entrevista, apresentação de projeto) e específicas (por exemplo, pareceres ad hoc), para evitar que o mesmo candidato inscreva-se em dois ou mais Programas de PG ao mesmo tempo e poupar o IOC de duplas ou triplas avaliações de um mesmo candidato; 2) compor um pool geral de bolsas IOC para um "ranking" geral de aprovados nos processos seletivos, tornando a distribuição de bolsas pagas pelo IOC mais equânime entre os cursos; e 3) identificar linhas de pesquisa que não sejam comuns aos Programas e possam nuclear a identidade de novos cursos específicos.

Permanece atual o desafio já identificado desde junho de 2005, no 1º Colegiado de Doutores, de definir melhor a identidade de cada Programa, solucionando as sobreposições. É também atual o desafio de criar um Programa para fomento do Ensino, que não esteja ancorado apenas no IOC. Representando a Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Virginia Hortale, coordenadora de PG da Fundação, participou durante todo o dia do Colegiado, o que nos permitiu avançar no diálogo para esta solução.

Agradecemos ao grupo que participou do Colegiado e parabenizamos os coordenadores dos Programas de PG, que tiveram a iniciativa de realizar o encontro. Ficamos muito contentes com o clima da reunião, com a seriedade e compromisso apresentado por todos os presentes em tratar de questões tão importantes para o Ensino no IOC. Se imagens valem mais que palavras, nada melhor que deixar que falem por si.

Gutemberg Brito
Grupo
O fórum consultivo sobre as ações de Ensino do IOC reuniu os pesquisadores do Instituto para debater questões comuns e específicas de cada Programa de Pós-Graduação

A espontaneidade com que o IOC se mobiliza para repensar suas próprias ações nos deixa tranqüilos, por vermos que o esforço para o aprimoramento acontece de forma natural e segura.

Obrigado!

Ricardo Lourenço de Oliveira

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira