Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 14 - 31/05/2007

 

I Workshop de Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses integra pesquisadores do IOC

Ontem, dia 30, o I Workshop de Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses do Instituto Oswald o Cruz (IOC), realizado pela área temática de pesquisa em dengue, reuniu pesquisadores e alunos do Instituto no auditório da Embrapa, no Jardim Botânico. O objetivo da reunião – apresentar e integrar as diferentes iniciativas do IOC na área, promovendo parcerias e contribuições – foi cumprido plenamente em 12 sessões de exposição e discussão científica. Esteve presente também o Vice-Diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos, Ricardo Galler, consultor da Área de Pesquisa.

Foto:Gutemberg Brito
Reunião dengue
Pesquisadores do IOC inauguraram ontem o processo de estruturação das Áreas Temáticas de Pesquisa com o I Workshop de Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses

“O IOC já conta com diversas colaborações, ainda que pontuais, na área de dengue e outras arboviroses. Apresentar e debater projetos de pesquisa desenvolvidos por diferentes laboratórios e grupos de pesquisa é fundamental para organizar e amadurecer a coordenação da Área de Pesquisa, fortalecendo as possibilidades de interação entre pesquisadores”, sintetiza Claire Kubelka, pesquisadora do Laboratório de Virologia Comparada do IOC e uma das organizadora do evento.

Foto:Gutemberg Brito
Claire

Os pesquisadores que lideram pesquisas na área de dengue e arboviroses apresentaram seus projetos, abrindo caminho para parcerias e colaborações

Na abertura do Workshop, a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus, Myrna Bonaldo, integrante da comissão organizadora, retomou o processo de formação da Área, iniciado no ano passado durante o II Encontro do IOC. Em seguida, a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, declarou apoio irrestrito da Direção às iniciativas de organização das Áreas Temáticas de Pesquisa: “Que esta reunião pioneira sirva de exemplo para a consolidação das demais Áreas de Pesquisa do Instituto. Parabéns a todos que participam da iniciativa”, anunciou.

Durante todo o dia, pesquisadores dos laboratórios de Flavivírus, de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores, de Imunologia Viral, de Biologia Molecular de Flavivírus, de Hantaviroses e Rickettsioses, de Toxinologia, de Biologia Celular, de Imunopatologia, de Patologia, de Biologia Molecular de Insetos, de Imunofarmacologia e de Transmissores de Hematozoários apresentaram projetos, resultados e desafios à pesquisa e lançaram as bases para realização da próxima reunião da Área de Pesquisa.

Bel Levy

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira