Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIV - n0 03- 17/04/2007

 

Implantação das Áreas de Pesquisa avança com a definição de coordenadores

O trabalho das Áreas de Pesquisas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) já envolve diversos pesquisadores e laboratórios. Além da interação de diferentes grupos de pesquisa, surge a oportunidade de novas colaborações para atender demandas do Ministério da Saúde.

Gutemberg Brito
Pesquisadores de diversos laboratórios do IOC se encontram em reuniões das Áreas de Pesquisa

Maurício Luz, pesquisador do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses do IOC e interlocutor da Área de Pesquisa em Saúde Humana e Ambiental, Educação e Sociedade, avalia que a implantação da ação, embora recente, já é positiva. “Como se trata de uma área heterogênea, vamos realizar no final de junho ou início de maio um mini-simpósio para reunir os pesquisadores”, afirma. “Além disso, estamos fazendo um levantamento das produções científicas e dos recursos educativos desenvolvidos por pesquisadores do IOC com a intenção de gerar uma análise e publicações que caracterizem a área”, complementa o pesquisador.

Para Claire Kubelka, chefe do Laboratório de Imunologia Viral do IOC e interlocutora da Área em Pesquisa de Dengue, Febre Amarela e outras Arboviroses, o trabalho em equipe é o ponto alto da experiência. “Realizamos seminários mensais e estamos comprometidos com o trabalho em equipe. Além do aspecto multidisciplinar, já existiam algumas colaborações dentro do grupo e este processo nos aproximou ainda mais”, conta. “É uma experiência muito benéfica”, finaliza a pesquisadora.

 

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira