Imprima PDF
Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIV - n0 10 - 31/07/2008

Um novo e moderno pólo de pesquisa em Virologia

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) ganha nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, importante reforço de infra-estrutura para pesquisa e serviços de referência, com a inauguração do Pavilhão Helio e Peggy Pereira (HPP), mais moderno pólo de pesquisa sobre doenças virais da América Latina. O novo espaço, com 6 mil m2, expressa o compromisso do Governo Federal e da Fiocruz com a saúde da população brasileira e o desenvolvimento da ciência. São nove laboratórios de pesquisa e dez serviços de referência credenciados pelo Ministério da Saúde, dedicados a gripe, rubéola, diarréias virais, hepatites virais, febre maculosa, paralisias, dengue e outros problemas de saúde pública de grande impacto no país.

Perpassando duas gestões na direção do IOC, a distribuição de laboratórios para o HPP foi planejada estrategicamente por um grupo de trabalho, de acordo com os princípios de biossegurança: escritórios e salas de aula ocupam a parte central do edifício, preservando para os laboratórios locais mais reservados, com menor circulação de pessoas. O prédio contará com a plataforma mais moderna do Ministério da Saúde, de nível de biossegurança 3 (NB3), em fase de implantação, com caráter multiusuário para qualquer laboratório da Fiocruz que precise utilizar tais condições de trabalho, a serviço permanente das ações da Secretaria de Vigilância em Saúde, que a financia.

A importância da inauguração do HPP é, também, histórica. O nome do Pavilhão, eleito pela comunidade do IOC e aprovado pelos Conselhos Deliberativos do Instituto e da Fundação, homenageia os pesquisadores Helio e Peggy Pereira pela excelência de suas contribuições à ciência na área da Virologia. Nossa expectativa é que o novo pavilhão possa atender a necessidades presentes e futuras da população brasileira, contribuindo para a geração de conhecimentos e para o controle das doenças emergentes e reemergentes provocadas por vírus.

A inauguração completa a primeira fase do Plano Diretor de Obras e Espaços do IOC, que vem sendo construído em conjunto pela diretoria, Comissão Interna de Obras e Espaços, Laboratórios, Dirac e presidência. O plano prevê a ocupação de diversos espaços liberados com a transferência de Farmanguinhos para o campus de Jacarepaguá, a reforma integral de diversos pavilhões antigos do IOC e a construção de novos prédios, para aumentar a área útil necessária para o trabalho de pesquisa do IOC em condições adequadas às exigências contemporâneas de qualidade e biossegurança. Portanto, além do marco científico, esse também é um marco de compromisso político da Fiocruz e do governo federal com a recuperação da dignidade do trabalho do IOC, no padrão Fiocruz de qualidade e excelência.

Tania, Christian, Elizabeth,
Claude e Ricardo

Pólo de virologia do Instituto Oswaldo Cruz será inaugurado nesta sexta-feira

Presidente Lula inaugura espaço com nove laboratórios de pesquisa e dez serviços de referência

Mais moderno pólo de pesquisa em Virologia da América Latina, o Pavilhão Helio e Peggy Pereira (HPP), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), será inaugurado nesta sexta-feira (01/08), às 15h, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O novo espaço, com 6 mil m2, é dedicado à pesquisa em gripe, rubéola, diarréias virais, hepatite viral, febre maculosa, dengue e outros importantes agravos de saúde pública. O prédio abriga nove laboratórios de pesquisa e dez serviços de referência estratégicos credenciados pelo Ministério da Saúde. Mais

Monitoramento da resistência do HIV a medicamentos garante tratamento eficaz
Leia entrevista com José Carlos Couto-Fernandez, membro da Rede Nacional de Genotipagem do HIV. Mais

DECIT define prioridades em saúde para edital
Dengue, doença de Chagas, esquistossomose, malária, hanseníase, leishmanioses e tuberculose são áreas contempladas.
Mais

Criado comitê do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas
José Rodrigues Coura e Maria de Nazareth Meirelles fazem parte do Comitê. Comemorações pelo feito do pesquisador do IOC se estendem até ano que vem.

Curso de Inverno mira em temas pouco estudados na graduação
Organizado pela Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, curso foi realizado de 21 a 25 de julho. Mais

Encontro internacional sobre dengue no Recife
Recife sediou de 22 a 25 de julho, o I Encontro da Rede Pan-Americana de Dengue, que teve como objetivo promover colaborações e estimular a pesquisa. Mais

Abertas inscrições para o programa de pós-graduação em Medicina Tropical
Os interessados podem se inscrever até 31 de julho em uma das duas áreas de estudos da pós. Mais
Inscrições abertas para especialização em Ensino em Biociências e Saúde do IOC
As inscrições para atualização e especialização lato sensu podem ser feitas até 11 de agosto. Mais
Centro de Estudos homenageia Maria Deane por sua contribuição científica
Auditório do IOC recebe nome da pesquisadora, que teve relevante papel na área da Protozoologia.

..::CURTAS::..

- Centenário de Emmanuel Dias é tema do Centro de Estudos
- Experimentação animal em debate na reunião anual da SBPC
- IOC tem 16 projetos aprovados em edital de doenças negligenciadas e reemergentes
- Faperj apóia grupos emergentes e projetos de capacitação técnica



IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br. Expediente
  Arquivo2010