Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 12 - 04/06/2009

 

Atentos ao ambiente e promoção à saúde

Atenta às novas demandas da sociedade, a Fiocruz conta hoje com uma Vice-presidência de Ambiente e Promoção à Saúde, sob a direção do médico sanitarista Valcler Rangel Fernandes.

O momento, com uma nova presidência na Fiocruz e uma nova diretoria no IOC, não poderia ser mais propício à articulação e ao fortalecimento das ações do Instituto nestas áreas. Neste sentido, no início desta semana a diretoria se reuniu com o novo vice-presidente e sua equipe, para conhecer melhor seu plano de trabalho e apresentar algumas de nossas ações na área.

Na conversa, destacamos o trabalho desenvolvido pelo IOC em três áreas de pesquisa: Saúde Humana e Ambiental, Educação e Sociedade; Taxonomia e Biodiversidade; e Doenças Crônico-degenerativas e Genéticas. Apresentamos, ainda, ações de assistência à população realizadas pelo Instituto por meio dos ambulatórios de Hanseníase e de Hepatites e pela rede de pesquisa clínica composta por diversos laboratórios. Outro ponto ressaltado foi a criação do Programa em Ensino em Biociências e Saúde, que visa, a partir da melhora da educação e da popularização da ciência, proporcionar à população os meios necessários para melhorar sua saúde.

Apresentamos também as atividades coordenadas pela Comissão Interna de Gestão Ambiental do IOC, criada em 2005 com o objetivo de assegurar que as atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços de referência fossem conduzidas dentro dos padrões de responsabilidade ambiental.

Nossas ações no campo ambiental e de promoção à saúde impressionaram os membros da vice-presidência. Um próximo passo, acertado na reunião, será a visita de Valcler Rangel Fernandes aos ambulatórios e a dois laboratórios do IOC, um com QBA já implantado e outro em fase de implantação.

A reunião desta semana evidenciou a oportunidade de colaboração com a nova vice-presidência, em sinergia com a vontade do IOC de fomentar e estruturar suas atividades nas áreas de ambiente e promoção à saúde, que é bastante anterior - foi debatida e tomou corpo como proposta de ação durante o IV Encontro do IOC. Para dar conta desta demanda, criaremos até o fim do mês uma nova Câmara Técnica no IOC, focada em Ambiente e Promoção à Saúde.

Quem completa 109 anos deve estar sempre atento às aspirações da sociedade. Ao se engajar na luta pelo meio ambiente e pela promoção à saúde, honramos nossos compromissos históricos.

 

Tania, Mariza, Christian, Helene e Beth

 

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira