Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 01 - 05/03/2009

 

2009: avança a
integração do IOC na Fiocruz

Queremos começar o primeiro Informe IOC de 2009 falando sobre integração, a palavra-chave que conduzirá cada vez mais as ações na Fiocruz e no IOC. O ano teve início com a Fundação sob a presidência de Paulo Gadelha, cuja posse no dia 15 de janeiro foi um evento emblemático, no calor do verão do Rio de Janeiro e do público que lotou uma grande plenária de saudação à nova presidência em frente ao castelo.

Com a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge em Genebra representando a Fiocruz em Comitê Estratégico do TDR/OMS, os vice-diretores Ricardo Lourenço, Christian Niel e Elizabeth Rangel representaram o Instituto na posse do novo presidente e testemunharam os gritos de empolgação da plateia quando o cerimonial anunciou Claude Pirmez como a vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência. A nova configuração dessa vice-presidência abrange dois segmentos inseparáveis no IOC, que certamente ganharão políticas de contorno mais definido e inovador sob a gestão de nossa colega.

Claude sai da direção do IOC, mas assume uma vice-presidência da Fiocruz. Maravilha. Seu maior desafio será integrar ao máximo a pesquisa e a referência com as outras quatro áreas conduzidas pelas demais vices: Ensino, Informação e Comunicação (com Maria do Carmo Leal), Inovação e Produção (com Carlos Gadelha e com o CDTS em acelerado processo de construção liderada por Carlos Morel), Ambiente, Promoção e Assistência a Saúde (com Valcler Rangel, que inaugura essa outra nova configuração de vice-presidência), e Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho (com Rômulo Maciel, que retorna diretamente do gabinete do ministro Temporão para auxiliar Paulo Gadelha na gestão da Fiocruz).

Estamos convidando os novos vice-presidentes a virem conhecer e conversar com o IOC em sessões do Centro de Estudos. Aproximar o Instituto da nova presidência é o nosso desafio, para assegurar as melhores condições de trabalho para nossos profissionais e o desenvolvimento da missão do IOC.

Mas além dessa aproximação, digamos, político-institucional, temos muitas integrações a realizar. O novo pedido CT-Infra Fiocruz deverá contemplar demandas de plataformas tecnológicas multiusuário apontadas nos questionários respondidos no IV Encontro do IOC de novembro de 2008, associadas às demandas de outras unidades da Fiocruz. O novo e exclusivo almoxarifado do IOC, que deverá melhorar enormemente o sistema de compras, abastecimento e distribuição de itens gerais do Instituto, está em fase final de implantação, numa parceria com a Dirad que também permitirá a capacitação de recursos humanos, logísticos e físicos. O edital PPSUS-Ceará possibilitará a submissão de projetos do IOC que reúnem equipes do Rio de Janeiro e daquele estado, mais um passo na constituição da Fiocruz-Ceará. E isso é só o começo. Integrar para avançar. Essa é a e expressão-chave que está na ordem do dia da diretoria e do IOC.

Tania, Christian, Ricardo e Elisabeth, agora sem Claude

 

 

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira