Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 02 - 12/03/2009

 

IOC presente no 45º Congresso de Medicina Tropical

O Instituto Oswaldo Cruz participou intensamente do 45º Congresso de Medicina Tropical em Recife, realizado de 8 a 12 de março. Além de quatro pesquisadores diretamente envolvidos no Comitê Científico do Congresso, dezenas de pesquisadores e estudantes participaram como palestrantes em conferências e mesas-redondas, apresentações orais de temas livres e pôsteres.

Por si só, esta intensa participação não configura grande novidade, pois o IOC tem uma longa história e tradição de pesquisa no campo da Medicina Tropical, sendo parceiro de primeira linha de Universidades e Institutos de Pesquisa dessa área, com forte presença na Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A novidade aparece na temática central deste congresso: Perspectivas de controle das grandes endemias no centenário de descoberta da doença de Chagas”.

O desafio do IOC, e de todas as instituições que fazem pesquisa na área da Medicina Tropical, é o de compreender claramente os determinantes biológicos e sociais das doenças infecciosas nos tempos atuais, em que convivemos com a persistência de antigas endemias, a emergência de novas, a re-emergência de antigas e a transição extremamente acelerada tanto das condições climáticas e ambientais do mundo, com consequências ainda não totalmente previsíveis para a dinâmica da transmissão destas doenças.

Nesta área, os pesquisadores buscam também compreender o perfil demográfico e sanitário da população brasileira, que aponta para uma complexidade na atenção médica ao idoso, pobre e acometido por doença infecciosa. Outro ponto de atenção é a vertiginosa velocidade de transmissão e globalização de agentes infecciosos, facilitada pelo fluxo de enormes contingentes de migrantes e viajantes.

O congresso propiciou debates de uma qualidade impressionante e já apontou para a enorme responsabilidade da Fiocruz e do IOC em apoiar decisivamente nossos colegas José Rodrigues Coura e Claudio Ribeiro, que serão os organizadores do Congresso Internacional de Medicina Tropical, em 2012, no Rio, em paralelo ao 48º Congresso MedTrop.

Como Diretoria, estamos felizes por termos contribuído para o sucesso do congresso, ao custearmos a ida dos pesquisadores do IOC que foram palestrantes oficiais no evento, e orgulhosos da qualidade da intervenção de todos os nossos colegas, que certamente vai repercutir em nível nacional e internacional.

Tania Araujo-Jorge e Ricardo Lourenço

 

 

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira