Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIV - n0 30 - 15/10/2009

 

Fiocruz 2030: Conselho Deliberativo do IOC inicia a discussão

A reunião extraordinária do CD-IOC realizada ontem (14/10) marcou o início dos debates no Instituto sobre o VI Congresso Interno da Fiocruz. Proposto e já convocado para os dias 2 e 3 de dezembro, pela Presidência e pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, o Congresso Interno é um momento especial de integração e de reflexão conjunta de toda a instituição sobre as questões estratégicas que devem nortear as ações da presidência da Fiocruz.

Dessa vez o tema é mais ambicioso: vamos pensar e projetar a Fiocruz para 2030, planejando pela primeira vez no longo prazo. Os cenários econômico, internacional, ambiental-climático, demográfico-epidemiológico e de ciência e tecnologia serão analisados e utilizados como pano de fundo para uma análise criteriosa de todas as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da Fiocruz, e para o desenho de uma visão de futuro.

O que queremos ser em 2030 para esse país? Que sonho precisamos sonhar hoje para que a Fiocruz esteja a altura do sonho sonhado por Oswaldo Cruz no início do século XX? E o que fazer para chegar lá? Nesse contexto, decidiremos no Congresso Interno se, para conduzir a Fiocruz nessa direção, precisamos ou não deixar de ser uma autarquia híbrida com fundação privada de apoio e passar a ser uma empresa estatal social. Assim, serão quatro as dimensões a serem tratadas nos debates: a Saúde como impulso para o desenvolvimento (internacional, nacional e regional), a Fiocruz como agência estratégica de estado e seu papel para garantir competitividade no mercado e na economia da saúde, a Fiocruz e o futuro da ciência e tecnologia em saúde, e o projeto estratégico para a Ficoruz 2030 com o modelo de gestão 2010 que a leve até esse objetivo.

Densos, fortes, complexos e apaixonantes, assim serão os debates que se iniciam a partir de hoje com a liberação do texto básico proposto pela presidência da Fiocruz. Após uma primeira rodada de discussões nas Unidades, o CD Fiocruz aprovará no dia 29/10 o Termo de Referência para as discussões nas unidades, que culminarão com a eleição de delegados. Pelo seu número de servidores, o IOC faz juz a 20 delegados servidores (com voz e voto) e a 4 delegados não servidores (só voz, não estudantes).

Pedimos que todos leiam o documento base e enviem comentários para a diretoria até o dia 27/10, quando consolidaremos as sugestões. Faremos então uma reunião do CD-IOC para definir nossa posição para o CD Fiocruz de 29/10. Faremos depois mais 7 reuniões plenárias, conforme o cronograma que segue ao final.

Contamos com a comunidade IOC, sempre participativa, provocativa e atuante, a contribuir mais uma vez com ideias e mobilização articulada, para que possamos repetir no próximo Congresso Interno o êxito obtido na edição anterior, quando conseguimos aprovar numerosas propostas.

Congresso Interno - cronograma IOC

Plenária # 1 – 30/10 – 6ª - discussão das teses

Plenária # 2 – 03/11 – 3ª - discussão das teses

Plenária # 3 – 06/11 – 6ª - discussão das teses

Plenária # 4 – 10/11 – 3ª - discussão das teses

Plenária # 5 – 13/11 – 6ª - discussão das teses

Plenária # 6 – 17/11 – 3ª assembléia para escolha de delegados

Plenária # 7 – 27/11 – 6ª - preparo da delegação do IOC

2 e 3/12 – Congresso Interno

Tania

 

 

 

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira