Imprima PDF
Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 04 - 26/03/2009

A necessária valorização dos recursos humanos

No dia 20 de março, comunicado da presidência da Fiocruz anunciava que o Ministério do Planejamento havia retirado a Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (GDACTSP) da folha de pagamento provisória dos servidores da Fiocruz de nível médio e de nível superior provenientes de outras carreiras. Em Assembleia, realizada no dia 23 de março, os servidores da Fiocruz decretaram paralisação das atividades da Fundação por dois dias.

Desde a negociação do novo Plano de Carreiras específico da Fiocruz, e de sua tabela salarial, foi formada uma Comissão com integrantes do Conselho Deliberativo da Fiocruz, da qual a Diretoria do Instituto Oswaldo Cruz fez parte, com o objetivo de trabalhar junto ao governo federal e ao Congresso Nacional. Para reverter o corte da GDACTSP, que geraria uma significativa perda aos trabalhadores de toda a Fiocruz, a comissão foi novamente acionada, junto à Asfoc e à presidência. A diretoria agora congratula-se com os funcionários desta casa pela revisão da decisão do Ministério do Planejamento, que pagará normalmente este mês a gratificação a todos os servidores. Porém, estaremos também alertas aos desdobramentos das próximas negociações em Brasília para que a questão seja solucionada definitivamente.

A qualidade de nossas pesquisas, atendimentos ambulatoriais, serviços de referência, ensino, enfim, de nosso trabalho para o avanço da ciência e da melhoria das condições de saúde e sociais de nossa população passam também pela valorização profissional. Quando lutamos para dar um passo à frente, tornando o IOC um instituto de pesquisa e tecnologia internacional de excelência, um passo atrás na valorização dos servidores seria um grande revés.

Tania

Novas armas contra
um antigo vilão

IOC investiga diferentes abordagens científicas para aperfeiçoar a imunização conferida pela vacina contra a tuberculose, incluindo mudanças no esquema vacinal e na formulação do imunobiológico. Aplicação mucosa de segunda dose e estudo de cepas geneticamente modificadas estão entre as estratégias para aprimoramento.
[+] mais

Chagas em imagens
IOC leva as primeiras colocações do concurso Centenário da Descoberta de Chagas: Um toque de arte. [+] mais

Coleta

Lançados editais para novas bolsas e renovação dos programas PIBIC e PIBITI
Inscrições para a Jornada de Iniciação Científica do IOC podem ser realizadas até 09 de abril. [+] mais

Abertas inscrições para evento que debate Herpesvírus
Pesquisadores do Brasil e exterior participam do Herpesvirus based vaccines agaist rotavirus infections. [+] mais


..::CURTAS::..


- Centro de Estudos aborda novas possibilidades de controle de mosquitos vetores

- Eventos de ciência, tecnologia e inovação receberão R$ 20 milhões do CNPq

- Incentivo para mulheres na ciência

- Faperj apoia melhoria de infraestrutura de pesquisa

- Novo procedimento para aplicação de auxílios da Faperj e CNPq

- Curso sobre novas tecnologias em vacinas recombinantes

- Formação em parasitologia em debate

 

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br. Expediente

 

  Arquivo2010