Imprima PDF
Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 07 - 29/04/2009


- Tania Araújo-Jorge

A atual diretora que se recandidata é pesquisadora do IOC desde 1983, do CNPq e da Faperj, e tem uma trajetória de grande envolvimento institucional. Em 1991, criou o laboratório de Biologia Celular e em 2009 credenciou um novo laboratório, com vertente de desenvolvimento tecnológico, para Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. É consultora do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. É conhecida dentro e fora do IOC por sua garra, força de argumentação e debate, sempre focada na defesa dos interesses institucionais.


- Christian Niel

O atual vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação se destacou na gestão 2005-2009 por sua firmeza, serenidade e compromisso institucional. Iniciou na pesquisa em 1974 e trabalhou no CNRS, no INSERM e no Instituto Pasteur. É bioquímico, pesquisador 1 do CNPq e membro do Comitê Internacional de Taxonomia dos Vírus. Realizou trabalhos pioneiros na área de Virologia, com suas 60 publicações que foram citadas mais de 800 vezes. Christian alavancará a gestão do IOC para um novo patamar de qualidade.


- Elizabeth Rangel

A atual vice-diretora de Serviços de Referência e Coleções Científicas está no IOC desde 1971. Bióloga, Mestre em Zoologia pela UFRJ, é Doutora em Zoologia pela USP com pós-doutorado pela Universidade de Yale, EUA. Foi Chefe do Lab. de Transmissores de Leishmanioses e do Depto. de Entomologia do IOC. Responde pelo Serviço de Referência Nacional em Vigilância Entomológica para Leishmanioses, é consultora do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Fortaleceu os Serviços de Referência e Coleções e atuou na implantação da gestão da qualidade.


- Helene Barbosa

Será a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação. No IOC desde 1974, bióloga e especialista em protozoologia e ultraestrutura no Instituto Berhnard Nocht na Alemanha. Doutorou-se no IOC e atua em diferentes fóruns Institucionais e no ensino do IOC e como membro da sua Comissão de Pós-Graduação. Foi coordenadora da Câmara Técnica de Informação, Comunicação e Informática do Instituto (2005-2006), atuando decisivamente na implantação do novo site do IOC e na criação do novo serviço de comunicação/ jornalismo, que revolucionou a Comunicação no Instituto.


- Mariza Morgado

Será a vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Bióloga, no quadro da Fiocruz desde 1981, mestre em Biologia Parasitária no IOC e doutora em Microbiologia na UFRJ, com tese realizada no Instituto Pasteur. Foi pesquisadora visitante nos EUA. É chefe do Lab. de AIDS e Imunologia Molecular, com dois Serviços de Referência para HIV/AIDS, e foi chefe de depto. de Imunologia. É pesquisadora do CNPq e da FAPERJ e  Editora Associada das Memórias do IOC. Atua em diversos comitês técnico-científicos nacionais e internacionais, e na Câmara Técnica de Pesquisa do IOC.


IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br. Expediente