Imprima PDF
Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XV - n0 07 - 29/04/2009


- Pedro Cabello

Natural de Lima (Peru), nasceu em 29 de junho de 1944. Graduou-se em Ciências Biológicas na Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima-Peru), onde iniciou sua carreira docente como professor auxiliar da disciplina de Antropologia Física. Cursou o Mestrado e Doutorado em Ciências (Genética) no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Iniciou suas atividades docentes e de pesquisa na Universidade de Brasília em 1972, onde participou da criação do Laboratório de Genética do Instituto de Biologia. No mesmo ano, foi contratado pela Universidade Federal de São Carlos fazendo parte da equipe que montou o primeiro laboratório de Genética do Centro de Ciências da Saúde, chegando a ocupar a chefia do mesmo. Em 1986 iniciou suas atividades na Fiocruz, participando da criação do Departamento de Genética. Atualmente, é Pesquisador Titular do IOC e Pesquisador 1D do CNPq. Na Fiocruz, já ocupou diversos cargos e funções, com destaque para: Vice-Diretor do IOC (1997-2001), Chefe do Departamento de Genética, Chefe do Laboratório de Genética Humana, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, Editor Associado das Memórias do IOC.


- Marcelo Pelajo

Nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 26 de setembro de 1972. Iniciou suas atividades na Fiocruz em 1988, enquanto aluno do Programa de Vocação Científica (ProVoc). É médico (UFRJ, 1996), Doutor em Biologia Celular e Molecular (IOC, 2001) e Pós-Doutor em Biociências (DKFZ, Heidelberg, Alemanha, 2002). Atualmente, é pesquisador titular, chefe do Laboratório de Patologia do IOC e pesquisador 2 do CNPq, atuando principalmente nas áreas de Microscopia Fotônica, Patologia e Hematologia Experimental. Coordena as plataformas de microscopia confocal (PDTIS) e de microscopia eletrônica sob vácuo variável (IOC) e é curador da Coleção de Febre Amarela do IOC. É membro do Conselho Deliberativo do IOC, da Câmara Técnica de Coleções e Acervos do IOC e do Fórum Permanente de Coleções Científicas da Fiocruz.


- Silvana Thiengo

Nasceu em Além Paraíba (MG) em 12 de novembro de 1957. Graduou-se em Ciências Biológicas (UFJF, 1980). Possui aperfeiçoamento em helmintos de importância econômica pelo International Institute of Parasitology, C.A.B., Inglaterra (1992), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia, UFRJ, 1986) e Doutorado em Ciências Veterinárias (UFRJ, 1995). Ingressou no IOC como estagiária do Laboratório de Malacologia em 1982, onde atualmente é Pesquisadora Titular, Vice-chefe e responsável pelo Laboratório de Referência Nacional em Malacologia Médica do IOC, além de coordenar cursos de atualização em malacologia médica para a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS). É curadora da Coleção Malacológica do IOC, membro da Câmara Técnica de Coleções e Acervos e da Câmara Técnica de Ensino do IOC. Integra o Comitê Técnico Assessor do Programa de Controle da Esquistossomose da SVS-MS, além de ser coordenadora do Curso de Especialização em Malacologia de Vetores do IOC, único na América Latina.


- Válber S. Frutuoso

Nasceu no Rio de Janeiro em 08 de agosto de 1964. Graduou-se em Ciências Biológicas (UGF, 1987) e em Pedagogia pela Associação Brasileira de Ensino Universitário (1986). Possui Especialização em Farmacologia (UFRJ, 1988) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular (IOC, 1998). Atualmente, é Tecnologista Sênior e Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Fármacos de Origem Natural do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC. Foi Vice-Diretor do Instituto de Educação de São João de Meriti (1990-1994) e Vice-Diretor de pesquisa (1999 - 2002) e Coordenador do Programa de Vocação Científica (1998 – 2002) da EPSJV-Fiocruz. Foi membro do GT Interministerial para elaboração do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (2006/2008). Foi representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação do IOC (1995-1998) e atualmente é representante dos Tecnologistas no CD-IOC. É membro do Conselho Regional de Biologia, do Comitê de Ética de Utilização de Animais da Fiocruz e do Comitê Assessor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica PIBIC/Fiocruz.


- José Paulo G. Leite

Nasceu em Petrópolis (RJ) em 04 de abril de 1957. Graduou-se em Farmácia-Bioquímica (UFRJ) e em 1980 ingressou no Curso Básico do IOC, onde concluiu seu mestrado em Biologia Parasitária em 1983. Realizou seu doutorado em Bioquímica pela Univ. Sci. Tech. de Lille, França (1988), e seu Pós-Doutorado no CDC de Atlanta, EUA (1994-1995). Foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (1997-1998) e representante dos Pesquisadores Titulares (2002-2005). Ex-membro das Câmaras Técnicas de Pesquisa e Serviços de Referência da Fiocruz e ex-Coordenador da Rede PDTIS-Diagnóstico/Fiocruz. Atualmente é chefe do Lab. de Virologia Comparada e Ambiental do IOC, Pesquisador 1B do CNPq. É consultor ad hoc de diversas instituições de ensino e fomento nacionais e consultor técnico-científico da OPAS/OMS e FAO. Editor-Associado das Memórias do IOC e ad hoc de diversas revistas nacionais e internacionais. Possui 103 artigos indexados publicados, orientou 14 alunos de IC, 16 de Mestrado, 12 de Doutorado e 5 Pós-Docs. Entre os 3 prêmios recebidos, está o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS (MS/Unesco) em 2006, como co-orientador.


IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br. Expediente