Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 34 - 21/09/2006

 

Edital Pesquisa para o SUS é lançado no Rio

Foi lançada na última segunda-feira, dia 18 de setembro, a nova edição do edital Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Parceria do governo do estado com o Ministério da Saúde, o CNPq e a Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer (FAF), ligada ao INCA, o programa destina R$ 6 milhões para a melhoria no sistema de saúde fluminense.

Serão preferencialmente apoiadas as propostas que envolverem parcerias interinstitucionais, integrando ações do poder público, do setor produtivo e da sociedade civil. As pesquisas devem ser capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população que necessitam de conhecimento científico para sua resolução. A contratação dos projetos está prevista para dezembro.

O edital contemplará onze temas envolvendo projetos de pesquisa, estudo e desenvolvimento. A nova edição prevê a expansão da atual rede de pesquisa em métodos moleculares para o diagnóstico de doenças cardiovasculares, infecciosas e parasitárias, que passará a incluir também as doenças neurodegenerativas. Outra novidade será a criação de uma rede de pesquisa em métodos moleculares em diagnóstico e prognóstico de neoplasias. O conteúdo do primeiro edital e os projetos contemplados estão disponíveis em http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=1775


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira