Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 26/05/2006

 

Há 106 anos produzindo ciência para o Brasil

São mais de 300 artigos científicos indexados publicados a cada ano dentre os mais importantes periódicos especializados do mundo. Quem se depara com a produção científica gerada nos 69 laboratórios de pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) não imagina como esta trajetória teve início. Há 106 anos, um pequeno grupo de corajosos pesquisadores assumiu o desafio de estabelecer no Brasil a produção de vacinas para combater epidemias devastadoras, tendo como ponto de partida nada mais que a coragem e as instalações de uma antiga fazenda desapropriada nos arredores do Rio de Janeiro.

O então Instituto Soroterápico Federal, criado em 1900 sob coordenação científica de Oswaldo Cruz, superou o propósito original e deu origem a um centro de pesquisas científicas diversificado, dedicado à solução de problemas de saúde pública da realidade brasileira. Seu sonho: construir uma escola de medicina experimental num castelo das mil e uma noites. O dia 25 de maio marca o início desta jornada, assumida por sucessivas gerações de pesquisadores – todos unidos pelo compromisso de gerar conhecimento para o benefício da saúde dos brasileiros. Marca, também, a renovação de diretorias, desde 1989 escolhidas através de voto. Essa edição especial do Informe IOC traz um balanço das realizações, para prestar contas do que foi feito e do que ainda temos a fazer. Confira a programação especial que comemora os 106 anos do IOC a serviço da saúde do país:

Dia 25 (quinta-feira), às 10h – A mesa-redonda Cooperação para a Integração Institucional discute a parceria do Instituto com outras unidades da Fiocruz. Participam Reinaldo Guimarães, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz – Política de cooperação institucional em pesquisa da Fiocruz ; Tania Araújo-Jorge, diretora do IOC – As diversas dimensões da cooperação no Instituto Oswaldo Cruz ; e Carlos Morel, coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz – O CDTS como instrumento de integração institucional para o desenvolvimento tecnológico . Às 11h40 – Assinatura do Termo de Cooperação do IOC com as unidades da Fiocruz e Assinatura da Portaria IOC de criação da Coordenação e da Comissão Interna de Cooperação Institucional. Local: Auditório do Pav. Arthur Neiva.

Dia 26 (sexta-feira), às 10h – Em edição especial, o Centro de Estudos percorre o tema O nascimento da Fiocruz na região de Manguinhos . O professor Joaquim Justino apresenta a palestra Contribuição ao estudo da história do subúrbio do Rio de Janeiro: as freguesias de Inhaúma e Irajá ; e o pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC), Renato da Gama Rosa, apresenta A Formação do Campus da Fiocruz em Manguinhos: 1900 – 2000. Coordenação de Ricardo Lourenço, vice-diretor do IOC. Local: Auditório do Pav. Arthur Neiva.

Dia 29 (segunda-feira), a partir das 10h – O setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC apresenta documentários científicos na Semana do Patrimônio, realizada em comemoração aos 20 anos da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e aos 106 anos da Fiocruz. Na Praça Pasteur, nos fundos do Castelo.

Dia 31 (quarta-feira), às 9h30 – Inauguração das instalações do IOC no Pavilhão 108 pelo presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e Fernando Carvalho, diretor da Dirac. 

Dia 1º de junho (quinta-feira), às 10h – Abertura da exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde , na sala 307 do Castelo Mourisco. Integrada à Semana do Patrimônio, a exposição, que é uma parceria entre COC, CICT e IOC, exibe espécimes das Coleções Científicas do Instituto.


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira