Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 26/05/2006

 

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ENSINO

Ensino ganha fôlego

Os debates sobre o Ensino no IOC culminaram na realização de duas edições do Colegiado de Doutores, que reuniu cerca de 130 participantes em julho e dezembro de 2005. As reflexões do Colegiado desencadearam uma auto-avaliação dos quatro programas de Pós-Graduação Stricto sensu do IOC, resultando na reformulação do quadro de orientadores permanentes e colaboradores, no fortalecimento de suas respectivas Comissões de Pós-Graduação (CPGs) e na definição das diretrizes para cada um dos programas. A atenção permanente da Câmara Técnica de Ensino (CTE-IOC), coordenada por Luiz Fernando Ferreira e Ana Maria Jansen foi decisiva nesse processo.

Paralelamente a estes debates, o Ensino teve aprovado o projeto de Avaliação Institucional do Ensino das Ciências Biomédicas no Instituto Oswaldo Cruz: estruturação de um sistema de auto-avaliação , financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Ministério da Educação) com uma bolsa Pro-doc e recursos de custeio. A principal meta é realizar uma investigação sobre os processos, instrumentos e procedimentos utilizados pelos programas de ensino do IOC , a fim de identificar os mecanismos de garantia de qualidade destes programas. Assim, será possível estruturar padrões de referência de qualidade para construir um sistema de auto-avaliação continuada do Ensino no IOC.

A expansão do Ensino foi marcada pela aprovação na Capes do novo curso de Mestrado Profissional em Ensino em Biociências e Saúde, que fará seu primeiro processo seletivo no segundo semestre de 2006; pela implementação de uma nova modalidade de curso Lato sensu , de Capacitação Profissional em Serviço; e pela criação da Coordenação de Estágios de Graduação, integrando estágios de Iniciação Científica (bolsistas PIBIC e de outras agências) e Estágios Curriculares (EC) para finalização de graduação em diversas universidades . Houve inclusive a cessão para o IOC de cotas de bolsas EC pela ENSP e pelo IFF. A cooperação com a UFRJ para a construção de um novo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Estratégias de Desenvolvimento, em que o IOC coordenará a área de concentração de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, também é uma novidade. A iniciativa foi aprovada pela CTE-IOC e pelo CD-IOC, e o novo curso será encaminhado para credenciamento na Capes.

A finalização do projeto de reestruturação do Ensino, com a proposta de implantação da Secretaria Acadêmica e de Sub-Coordenações de Ensino foi um importante avanço na gestão “Através de uma parceria com o Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da Fiocruz, em breve as teses e dissertações produzidas pelos alunos de pós-graduação do IOC estarão disponíveis online”, antecipa Evelyse Lemos, coordenadora de Ensino do IOC.

O Estudo de Egressos é uma iniciativa inédita que está mapeando o perfil dos ex-alunos do IOC. “O objetivo foi criar um sistema permanentemente aberto para novos cadastros”, apresenta Mariza Conde , coordenadora da pesquisa. “Com o cadastro poderemos definir onde atuam os ex-alunos do Instituto e, no futuro, poderemos articular a esta iniciativa um banco de oportunidades, além de usar as informações obtidas para o aprimoramento dos atuais programas de ensino.”

 

IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira