Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 27/07/2006

 

Documentário produzido pelo IOC é exibido em dois eventos nesta semana

O documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo, produzido em 2005 pelo Setor de Produção e Tratamento Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), teve uma agitada agenda de exibição esta semana. Na terça-feira, dia 25, o curta-metragem foi exibido durante o curso Microbiologia ao alcance de todos: as bases educacionais das ciências microbianas, os micróbios, as viroses e o homem, oferecido a profissionais de educação da rede pública pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob coordenação de Maria Izabel Liberto e Maulori Curié Cabral.

Gutemberg Brito
O público acompanha no documentário
a metamorfose da pupa em mosquito

Na quarta-feira, dia 26, a convite da Coordenação de Controle de Vetores de Nova Iguaçu, o documentário foi apresentado durante uma palestra sobre o vetor do vírus da dengue, que reuniu aproximadamente 70 professores e agentes de saúde. Para o diretor do curta-metragem, Genilton Vieira , chefe do Laboratório de Produção e Tratamento Imagem do IOC, ambas as iniciativas ao fundamentais para o controle da doença: “A dengue é um problema educacional que só poderá ser efetivamente combatido através da informação e conscientização”, avalia.

Gutemberg Brito
Genilton Vieira debate com a platéia o tema do controle da dengue

O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo participou recentemente, em junho, do Festival de Cinema e Vídeo Científico de Havana, em Cuba, faturando o segundo lugar.


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira