Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 27/07/2006

Reciclagem de papel, um novo compromisso do IOC

Desde o início do ano, a Comissão Interna de Gestão Ambiental vem desenvolvendo o Programa de Reciclagem de Papel no IOC, inserido em um compromisso mais amplo de implantar no Instituto a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é aprimorar as inciaitivas informais já existentes e disseminar entre os profissionais do Instituto Oswaldo Cruz a cultura da ecoeficiência, ou seja: atuar com menos desperdício e mais qualidade no ambiente de trabalho, externamente e no produto final. Em alguns casos isto pode significar mudança para uma nova cultura de reuso, reciclagem e redução do impacto das atividades sobre o ambiente. Para a implantação do programa, que na próxima semana será ampliado para outros departamentos, a parceria com diversas instâncias dentro e fora do IOC tem sido essencial.

O primeiro passo para a criação do programa foi o mapeamento dos principais usuários de papel A4, a partir de um levantamento de dados realizado pela Coordenação de Administração (COAD) que compilou informações desde o ano 2000. Assim, foram definidos os alvos iniciais de adesão à iniciativa. Na COAD, desenvolvemos a experiência piloto. Atualmente, o programa atende também o Ensino, os Departamentos de Ultra-Estrutura e Biologia Celular, Virologia, Entomologia, Malacologia e Patologia, setores do Pavilhão Gomes de Faria e a Direção. Neste sentido, a colaboração dos interlocutores administrativos vem sendo fundamental.

Trabalhamos com duas formas de reutilização de papel – a reciclagem propriamente dita e o reuso do papel utilizado de forma parcial, através da confecção de blocos para rascunho. Por isso, sempre são disponibilizados dois recipientes: um para o descarte de papel amassado e rasgado e outro para o descarte de papel que tem apenas uma face usada, destinado à confecção dos blocos.

Todas as bombonas usadas como recipiente para descarte são doadas por Far-Manguinhos. Assim, estabelecemos uma parceria dupla: ao mesmo tempo em que recebemos esta ajuda como doação, estamos reciclando o uso de um material que, caso contrário, seria descartado. Hoje recebemos a doação de mais dez bombonas, que serão preparadas e na próxima semana serão encaminhadas para a Informática e o Departamento de Imunologia.

O papel é coletado semanalmente e armazenado em uma sala do Pavilhão 108. O papel usado parcialmente retorna em forma de blocos. Mais uma vez, a parceria se revela fundamental, já que o Multimeios é encarregado desta função. Até hoje, o programa foi responsável pela reciclagem de 366 quilos de papel. Contribua neste processo. Para qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco pelo email ambiente@ioc.fiocruz.br.

 

Comissão Interna de Gestão Ambiental