Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - 30/10/2006

 

Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

AÇÃO

INDICADOR

RESPONSÁVEL

PRAZO

1. Reavaliar o sistema de segmentação do orçamento para re-adequar as atividades do IOC: Pesquisa, SR, Coleções, Ensino , Atividades condominiais comuns e desenvolvimento institucional.

Sistema reavaliado

Diretoria

Insumo: GT Produtividade

Outubro 2006

2. Aperfeiçoar a metodologia de cálculo da produtividade e os critérios de pontuação dos produtos IOC (Pesquisa, Ensino, Serviços) na diferentes atividades, para aplicação no orçamento de 2007.

Critérios aperfeiçoados

Diretoria, CD-IOC

Dezembro 2006

3. Revisar os critérios de credenciamento/ recredenciamento de laboratórios

Edital de  credencia-mento de 2008

CTPq, Diretoria, CD-IOC

Dezembro 2007

4. Criar o sistema de distribuição do orçamento por laboratórios , extendendo a atual ótica de distribuição por produtividade dos departamentos aos laboratórios, e definindo aspectos como custeio mínim o, recursos por produtividade e  custos condominiais e gerais do IOC. Articular esse sistema com a definição de reserva de fundo para emergências e para projetos estratégicos. 

Sistema criado

Diretoria e CD-IOC

Março  2007

5. Constituir Coordenações Horizontais e Redes de Pesquisa no IOC articulados com os objetivos estratégicos da Fiocruz e do MS visando à elaboração de programas coordenados de atuação por macro-áreas que possibilite prospecção científica e tecnológica e o alinhamento de projetos e pesquisas.

Coordenações criadas

Diretoria e CT-Pq Eq Projeto de Mode Organiz (PMO),

Maio  2007

6. Estudar e definir um Sistema de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, identificando matrizes de pesquisa estratégica para o IOC, vinculadas a estudos sobre situação da saúde brasileira e a missão da Fiocruz , para avaliação da pertinência de sua implantação, articulados as coordenações horizontais.

Sistema implantado

Diretoria, com insumos da CTPq e PMO

Maio  2008

7. Manter atividades de assistência em laboratórios do IOC, sempre que estiverem articuladas com grandes projetos de pesquisa biomédica

Assistência em operação

Diretoria

Avaliação anual

8. Fortalecer as atividades de comunicação cientificas que o Centro de Estudos e os Seminários Temáticos de Pesquisa no IOC para difusão dos conhecimentos gerados nos laboratórios entre os pares, articulando internamente produções afins e as redes de pesquisa em constituição e contemplando as diversas áreas do conhecimento em que o IOC atua e estimular a comunicação interna

% de temas agregadores

Diretoria

Coordenação do Centro de Estudos

Avaliação anual

9. Buscar ativamente apoio aos projetos de DT propostos no PPA 2006-2009, com suporte para captação de recursos para adequação de infra-estrutura física e instrumental, e de recursos humanos.

Volume de recursos captados

Diretoria + Coord de Cooperação

Avaliação anual

10. Manter i nterlocução constante e ativa com o CDTS, acompanhando de perto sua implantação, e normatizando as relações ao longo desse processo, sem prejuízo do funcionamento do IOC.

Reuniões realizadas e acordos firmados

Diretoria

Avaliação anual

11. Implantar a Coordenação de Cooperação Intra-Fiocruz, Nacional e Internacional, nos termos da Portaria-IOC de maio de 2006.

Coordenação implantada

Diretoria

Maio  2006

(inicio)

12. Aperfeiçoar os critérios de apoio para participação (diárias e transporte) do IOC em eventos científicos nacionais e internacionais de interesse.

Critérios definidos

Diretoria e coord de cooperação, CD-IOC

Março  2007

 


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira