Música conscientiza sobre responsabilidade ambiental
Transformar tubos de PVC, pedaços de vidro, cabos de vassoura, madeira e latas em melodia e harmonia. Esta é a proposta da banda Ciclo Natural, que se apresentou no Fiocruz Pra Você a convite da Comissão Interna de Gestão Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Recorrendo exclusivamente a instrumentos musicais alternativos, confeccionados com materiais que comumente seriam descartados, o grupo convidou os espectadores a refletir, embalados pela música experimental, quanto a sua responsabilidade sobre o meio ambiente.
Gutemberg Brito |
 |
Instrumentos fabricados a partir de material reciclado materializam
a preocupação da banda Ciclo Natural com
a preservação do meio ambiente |
O Ciclo Natural foi formado em 2001, após anos de estudo e experimentação na construção de instrumentos musicais alternativos. O show, realizado no Anfiteatro do Centro de Recepção, foi uma demonstração do sucesso neste desafio. Para atingir o público de forma mais intensa, os músicos convidaram algumas jovens da audiência para um improviso. Mesmo frente a instrumentos inusitados, elas não decepcionaram.
Gutemberg Brito |
 |
Irreverentes, as pequenas visitantes experimentam os instrumentos
|
O som metálico de molhos de chave, o estalido de madeira e o impacto seco da mão sobre a lata são alguns exemplos dos recursos sonoros gerados pelos instrumentos pouco convencionais – todos produzidos pelos próprios músicos. Se a principal motivação dos músicos é “plantar a semente do reaproveitamento da sucata e da conscientização ecológica”, certamente este Fiocruz Pra Você fará surgir alguns brotos.
Por Gustavo Barreto