Edição de agosto das Memórias do Instituto
Oswaldo Cruz
confirma pluralidade da revista

Importantes problemas de saúde pública como doença de Chagas, dengue e tuberculose são alguns dos temas que compõem a edição de agosto da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz . Mais antigo periódico de divulgação científica da América Latina, a publicação apresenta um panorama da produção científica mundial e traz 16 artigos nesta edição – seis estrangeiros e dez nacionais.

Dentre os artigos submetidos por instituições de pesquisa estrangeiras destaca-se o produzido pelo Instituto Nacional de Doenças Respiratórias da Argentina, que apresenta quatro métodos alternativos para o teste da suscetibilidade de drogas à Mycobacterium tuberculosis , bactéria causadora da tuberculose. Os testes foram realizados entre 2003 e 2005 a partir de amostras isoladas de 64 pacientes e confirmaram a existência de métodos mais baratos para a avaliação da resistência da bactéria aos medicamentos utilizadas no tratamento da doença.

A figura mostra células parasitadas pelo T. cruzi. A doença de Chagas é tema de artigo de revisão das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz que avalia evolução e patologia da infecção.

A tuberculose foi alvo também de uma pesquisa iraniana que investigou a variação genética entre amostras da Mycobacterium tuberculosis isoladas de pacientes do leste do Azerbaijão e avaliou as transmissões recentes da doença na região. O artigo é assinado pelo Departamento de Microbiologia da Escola de Medicina e o Centro de Pesquisas em Tuberculose e Doenças Pulmonares da Universidade de Ciências Médicas, ambos de Tabriz, Irã.

Um trabalho relacionado à doença de Chagas foi publicado pelo Núcleo de Entomologia da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo e pela Unidade de Medicina Tropical da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O artigo trata da dinâmica de alimentação e defecação de uma espécie de barbeiro (Triatoma vitticep) e avalia seu potencial para a transmissão do Trypanosoma cruzi . Também relacionado à dinâmica de vetores, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) avalia o efeito da aplicação da planta medicinal popularmente conhecida como algodão-de-seda em ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

A revista conta ainda com a participação de pesquisadores do IOC, que assinam três artigos: Aplicação de ensaios bioquímicos e da reação em cadeia da polimerase (PCR) para identificação de amostras de Campylobacter isoladas de primatas não-humanos, produzido por uma parceria entre o Laboratório de Zoonoses Bacterianas do IOC e o Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Infecção por Plasmodium berghei ANKA induz apoptose e depleção de timócitos em ratos CBA, dos departamentos de Imunologia e Patologia do IOC; e Diagnóstico de meningite por Streptococcus pneumoniae através da amplificação por PCR do gene pneumolisina, publicado pelo Departamento de Bacteriologia do IOC, em parceria com o Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião.

O acesso ao conteúdo das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz é gratuito e está disponível online em http://memorias.ioc.fiocruz.br .

Bel Levy