Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIV - n0 05- 15/05/2007

Resíduos químicos: esclareça dúvidas sobre gerenciamento e descarte

Na última edição do Informe IOC, trouxemos o passo a passo do descarte de materiais perfurocortantes e resíduos biológicos nos laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Desta vez, a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/IOC) e a Comissão de Gestão Ambiental (CIGAmb/IOC) reforçam os cuidados necessários para o descarte de resíduos químicos.

A periculosidade, a compatibilidade e a utilização de recipientes adequados são alguns dos itens que devem ser observados ao realizar o descarte de resíduos químicos. “Cuidados na elaboração de um inventário com a composição e quantidade de cada produto são fundamentais para o gerenciamento e o descarte adequado deste tipo de resíduo”, complementa Ana Luzia Lauria-Filgueiras, membro da CIGAmb. “O gerenciamento adequado dos resíduos gerados pelo profissional que está trabalhando com eles evita que outras pessoas corram risco de manuseá-los incorretamente”, finaliza.

Confira o passo a passo para o gerenciamento de produtos e resíduos químicos, incluindo recebimento, armazenamento, manuseio e descarte adequado. As orientações mais completas estão disponíveis no CD ROM Manual para Gerenciamento de Substâncias Químicas – IOC 2007/2008, que foi distribuído para os laboratórios do IOC. Lembramos que a CIGAmb/IOC disponibiliza frascos de PoliEtileno de Alta Densidade (PEAD) próprios para o descarte de resíduos químicos em dois volumes: 2 litros e 3,6 litros. A solicitação destes recipientes poderá ser feito pelo email ambiente@ioc.fiorcuz.br ou alexandre@ioc.fiocruz.br.

Gutemberg Brito
As etiquetas que identificam o tipo de resíduo devem ser preenchidas e afixadas no recipiente onde ele será descartado.

Identificação dos reagentes por grupo químico/cores:
Conforme padronização estabelecida pela CIGAmb/IOC e descrito no CD ROM, cada reagente químico foi previamente identificado com uma cor correspondente a qual grupo a substância pertence. A identificação dos reagentes por cores favorecerá a segregação dos resíduos gerados pelo grupo químico correspondente.

Descarte dos resíduos perigosos:
A separação adequada dos resíduos químicos deve ser realizada de acordo com sua classificação, natureza e estado físico. Deverão ser consideradas as características físico-químicas, a periculosidade, a compatibilidade e o descarte em recipientes adequados. A identificação por cores facilitará o descarte dos resíduos que sejam do mesmo grupo químico, no entanto, um estudo prévio é necessário para confirmar que reagentes de um mesmo grupo químico sejam compatíveis entre si.

Acondicionamento:
Os resíduos químicos devem ser acomodados, no momento de sua geração, em embalagens apropriadas para cada tipo, característica e classificação. Se for necessário, use na bancada de trabalho ou na capela de exaustão um recipiente para descarte de uma determinada substância química. Este recipiente deverá ter um volume o mais próximo possível daquele que será descartado durante o experimento.

Identificação:
A identificação do resíduo será realizada através do preenchimento do modelo das etiquetas disponíveis no CD ROM. As etiquetas preenchidas deverão ser fixadas no recipiente onde o resíduo será descartado.

Coleta:
A coleta de resíduos químicos é realizada pela Coordenação Ambiental do Departamento de Administração do Campus (DIRAC). A solicitação deverá ser feita pelo email residuos@fiocruz.br, através do preenchimento de planilha específica, que pode ser solicitado pelo email alexandre@ioc.fiocruz.br. Alertamos que frascos ou embalagens sem rótulos, com informações parciais ou inadequadamente preenchidas, não serão aceitos para descarte junto a DIRAC.

Tratamento do resíduo:
Alguns resíduos químicos não necessitam de descarte através da DIRAC. Tais resíduos podem ser neutralizados. Estando na faixa de pH entre 6,0 e 8,0, podem ser descartados normalmente pela pia, com diluição em água. Informações sobre quais resíduos químicos podem ser neutralizados e como realizar este tratamento está descrito com detalhes no CD ROM.

Mais informações na Comissão Interna de Gestão Ambiental:
2598 4497
Pavilhão Gomes de Faria, sala 123
cigamb@ioc.fiocruz.br


Renata Fontoura
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

 

 



IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira