Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 43 - 23/11/2006

Uma semana de eventos
marcantes para o IOC

Duas importantes ações do IOC na área de genômica foram divulgadas nesta semana. Na terça-feira foi noticiado o projeto Comparação de Genomas, uma iniciativa inovadora idealizada pelo Instituto Oswaldo Cruz e colocada em prática por uma parceria entre a Fiocruz e a IBM. A idéia é aproveitar computadores pessoais para acelerar a interpretação de dados de mais de 400 genomas. Hoje, dia 23, foi anunciado o seqüenciamento completo do genoma da vacina BCG Moureau, desenvolvido no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do IOC em parceria com o Instituto Ataulpho de Paiva.

Além de terem a genômica como tema comum, os dois projetos também têm a singularidade de serem pioneiros – enquanto o projeto Comparação de Genomas é o primeiro a ser realizado fora dos Estados Unidos, o seqüenciamento da BCG Moureau é o primeiro seqüenciamento completo a ser realizado no Brasil. Ambos, ancorados no IOC, demonstram a capacidade da Fiocruz em contribuir para a ciência mundial.

À luz destes exemplos da intensa produtividade científica do Instituto, aproveitamos para convidar todos para participar da V Bienal de Pesquisa da Fiocruz e da XIV Reunião Anual de Iniciação Científica, que começam na próxima semana. Os eventos, que abrirão espaço para a apresentação dos projetos atualmente em curso na Fundação, são uma oportunidade para observar o conjunto das atividades da Fiocruz e localizar, neste panorama, a contribuição do IOC.

Tania Araújo-jorge

Projeto Genoma BCG Moreau-Rio de Janeiro realiza primeiro seqüenciamento
genético completo do país

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) apresentaram hoje os resultados do Projeto Genoma BCG Moreau-Rio de Janeiro, que realizou o seqüenciamento genético completo do DNA da vacina BCG utilizada para a prevenção da tuberculose no Brasil. Fruto de uma parceria entre a Fiocruz e a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), o Projeto é o primeiro do país a seqüenciar inteiramente um genoma e contribuirá para o aperfeiçoamento da vacina e para o desenvolvimento de testes mais rígidos para o controle da qualidade de produção do imunizante.

“O seqüenciamento foi realizado em três anos, tempo reduzido em comparação a experiências semelhantes. Podemos adiantar que em curto prazo será possível produzir kits mais eficientes para o controle da qualidade de produção da vacina. mais


Força de trabalho ociosa de computadores
pessoais acelera comparação de genomas
A união faz a força. É este lema, motor do trabalho em equipe, a base do projeto Comparação de Genomas, uma iniciativa inovadora idealizada pelo Instituto Oswaldo Cruz e colocada em prática por uma parceria entre a Fiocruz e a empresa de tecnologia da informação IBM, que aproveita a força de trabalho ociosa de computadores pessoais para aprimorar e acelerar a interpretação de dados biológicos extraídos dos mais de 400 genomas já identificados no mundo. mais

..::CURTAS::..

- Fiocruz recebe Ordem Nacional do Mérito Científico
- V Bienal de Pesquisa da Fiocruz e XIV Reunião Anual de Iniciação Científica acontecem na próxima semana
- Inscrições abertas para Decit +2
- 3ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente abre inscrições
- ‘DNA desde o começo' lança versão em português

- Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista até dia 30

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br

Imprima PDF
  Arquivo2010