Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 20 - 19/07/2007

Cooperação em ensino aproxima Brasil e Moçambique

Um grupo de pesquisadores do IOC vem trabalhando intensamente em parceria com a Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz para planejar a implantação de três cursos de pós-graduação a serem ministrados pelo Instituto em Moçambique. Ao mesmo tempo em que representa uma importante ação de cooperação internacional Brasil-Moçambique, através do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, o projeto também possui uma relevante dimensão de cooperação institucional dentro da Fiocruz.

Estão previstos três cursos de pós-graduação, principalmente nas áreas de parasitologia e microbiologia, com abordagens que vão desde aspectos epidemiológicos até biologia molecular. . Ontem, dia 18, o diretor do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique conversou com pesquisadores do IOC e explicou que a idéia é marcar o início do curso para março de 2008, com a participação de 25 a 30 candidatos a serem capacitados. Agora, os especialistas do IOC ocupam-se de preparar a estrutura do curso e os critérios de seleção do mestrado, sempre com o cuidado de levar em consideração as necessidades do país africano, que tem uma grande incidência em doenças infecciosas.

Este projeto é um marco do momento em que a Fiocruz, instituição não-universitária que mais forma recursos humanos no país, começa a ampliar sua ação na formação de profissionais qualificados para a saúde também para outros países. O IOC está orgulhoso por fazer parte desta história.

Ricardo Lourenço

 

Estudo mostra que o comprometimento de outros órgãos pode afetar o coração na doença de Chagas

A miocardiopatia dilatada é a principal causa de óbitos relacionados à doença de Chagas, atingindo de 20 a 30% dos pacientes na fase crônica da infecção. Um estudo experimental do IOC mostrou que as principais moléculas candidatas à indução da morte de fibras cardíacas desempenham importante papel na regulação do processo inflamatório e chamou atenção para a importância do comprometimento renal, medular e hepático na morbidade da doença de Chagas. Mais

Bartonella sp

Vitamina E pode apresentar efeito
antagônico na inflamação

Catálogo

Reconhecida por sua propriedade antioxidante, a vitamina E foi alvo de um estudo do IOC que procurou esclarecer seu potencial antiinflamatório. Os resultados mostraram que a vitamina E inibe a inflamação em doenças como diabetes e arteriosclerose, mas também apontam seu papel antagônico, demonstrando que a administração em dosagens altas pode acarretar piora do quadro clínico. Mais

..::CURTAS::..

- Centro de Estudos terá edições nos próximos dias 20 e 24

- MEC lança edital para produção de conteúdos educacionais multimídia

- Opas divulga guia de fontes de financiamento em saúde

- XX Encontro Brasileiro de Malacologia ocorre em agosto no Rio

- Prêmio de Excelência em Saúde Pública recebe inscrições até 24 de agosto


IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br. Envie sugestões de pauta para jornalismo@ioc.fiocruz.br.

Imprima PDF
  Arquivo2010