Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 9 - 26/04/2007

 

II Encontro de Administração do IOC foi encerrado hoje com ampla participação

Terminou hoje o II Encontro de Administração do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que desde o dia 24 (terça-feira) vinha discutindo desafios e soluções  para esta área central no contexto da gestão pública. Mais de 80% dos profissionais do Instituto que atuam em atividades administrativas participaram do evento. Dos profissionais que atuam no setor financeiro aos que desenvolvem atividades ligadas ao patrimônio, dos funcionários lotados em laboratórios aos dedicados aos serviços de compras, recursos humanos ou almoxarifado, as mais variadas especialidades de administradores estiveram presentes e deram sua contribuição ao processo de mudança que vem reformulando os fluxos de gestão no IOC.

Gutemberg Brito
Dr. Claude
"É importante que todos pensem juntos de que maneira podemos melhorar a estrutura administrativa”, destacou Claude Pirmez

“A administração é o motor da nossa Instituição. A máquina pára se o setor administrativo não funcionar”, resumiu Claude Pirmez, vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC. “Existem muitos objetivos para realizarmos este encontro. Um é o de unir as pessoas. Outro é o de torná-las co-partícipes de todo o processo de reestruturação. O terceiro é conscientizá-las de que cabe a elas gerir este sistema e, a nós, da Direção, ouvir e organizar a opinião de todos quanto a este tema, para que possamos construir  juntos”, destacou. “Sobretudo é uma questão de participação.”

Gutemberg Brito
feneis
Um intérprete permitiu que os funcionários administrativos surdo-mudos acompanhassem todas as atividades

O Encontro usou a dinâmica de grupos de trabalho temáticos para permitir a maior participação dos profissionais. No dia 24 (terça-feira), cinco grupos de trabalho discutiram as atribuições das áreas de Compras, Materiais, Gestão de Apoio a Laboratórios, Gestão de Apoio a Projetos e Gestão de Apoio Condominial. No dia seguinte, novos grupos foram organizados, desta vez segundo os prédios, para discutir a operacionalização dos fluxos administrativos. Hoje, o evento foi encerrado com uma plenária final.

Gutemberg Brito
monica

Mônica Oliveira, que coordenou um dos grupos de trabalho, destaca a singularidade do evento: “Com todos
participando deste processo, acredito que este é
um momento de agregação ímpar no IOC"

 “Num momento de  homogeneização de fluxos para maior eficiência, estamos convidando as pessoas que executam determinadas tarefas com destreza a compartilhar sua experiência, contribuindo para que possamos chegar a um denominador comum sobre a melhor forma de fazê-las”, opinou Mônica Oliveira, coordenadora dos debates no grupo de  trabalho sobre gestão condominial. “Os profissionais estão dando suas opiniões, com muitas sugestões e críticas. Os debates sobre prédios, condomínios e estrutura foram bastante proveitosos. Como o IOC é espalhado pelo campus, com 16 prédios, para cada infra-estrutura predial o fluxo de gerência condominial terá que funcionar de forma particular, conforme as peculiaridades do local. Com todos participando deste processo, acredito que este é um momento de agregação ímpar no IOC”, concluiu.

Gutemberg Brito
Regina Petri
“Os profissionais estão se sentindo motivados a participar e estão percebendo que a opinião de todos está sendo levada em consideração”, Regina Petri opina.

Uma das participantes do encontro, Regina Petri, que atua no Ensino, ressaltou a importância da participação de todos. “O primeiro fundamento é tentar motivar as pessoas. Mostrar que esta é uma reestruturação séria e que está respaldada com o interesse da Diretoria do IOC, não só em relação à parte de pesquisa e de laboratórios, mas também em relação à área administrativa”, observou. Segundo Regina, sensibilizar os profissionais da área administrativa para o fato de que este processo é importante para eles é fundamental para o sucesso da reestruturação. “É um dos alicerces para que tudo dê certo. Este evento é importante porque os profissionais estão se sentindo motivados a participar e estão percebendo que a opinião de todos está sendo levada em consideração”.

Gutemberg Brito
Maria
Maria Castro (de pé) elogiou a democratização das decisões

A secretária-executiva da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do IOC, Maria Castro, concorda. “Pela primeira vez, a área administrativa está sendo ouvida. Ainda há a necessidade de complementar os trabalhos e algumas demandas dos participantes, mas sem dúvida este é um encontro muito importante. Estas decisões sempre foram feitas na cúpula. Agora, todas as pessoas envolvidas no processo administrativo puderam fazer críticas e sugestões”, Maria observou.

Gustavo Barreto


IOC - Ciência para a Saúde da População Brasileira