Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XII - n0 31 - 24/08/2006


O IOC e a Saúde Pública

Essa é uma semana especial para a Fiocruz, e, portanto, especial para o IOC. Durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, estamos sendo homenageados com duplo prêmio por nossa contribuição à saúde coletiva mundial: o prêmio institucional, concedido à Fiocruz, e o prêmio pessoal de liderança sanitária internacional, entregue ontem a Paulo Buss , presidente da Fundação, por definição da World Federation of Public Health Associations (Federação Mundial das Associações de Saúde Pública).

Saúde coletiva num mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas é o eixo do congresso. Na abertura, segunda-feira passada, a diretoria do IOC testemunhou a emocionante saudação aos “compañeros salubristas”, feita pelo presidente da Federação aos mais de 12 mil participantes. Os discursos foram muito tocantes e delinearam sucessos e desafios para os dirigentes políticos da saúde no Brasil e no mundo, a ABRASCO, a OPAS-OMS, MS, e até a presidência da República, pois a abertura do congresso contou com a presença do presidente Lula e de seus três ministros: Luiz Dulci, Tarso Genro e Agenor Álvares.

Mais

Aplicar o conhecimento produzido em estudos epidemiológicos a estratégias de promoção da saúde pública é um objetivo constante entre os pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Com base neste princípio, o Laboratório de Eco-epidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses do IOC desenvolve um projeto para o controle da esquistossomose no interior de Pernambuco. Mais
Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) visitaram o Instituto Oswaldo Cruz na última segunda-feira, dia 21, para apresentar o Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área de Bens Sensíveis (Pronabens). O Programa é resultado de uma determinação do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Mais

..::CURTAS::..

Seleção de bolsistas para o CDTS 

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz deu início ao recrutamento de pesquisadores com o estabelecimento de um convênio com a Capes/MEC para o financiamento de 22 bolsas de estágio pós-doutoral para pesquisadores brasileiros e 15 bolsas para pesquisadores visitantes estrangeiros. Os interessados devem entrar em contato com o CDTS através do email cdts@fiocruz.br ou do telefone 3885-1754.

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br

Imprima PDF
  Arquivo2010